A Escola Livre de Teatro (ELT), de Santo André apresenta a exposição “NEKROPOLIS EM PRETO” do fotógrafo Eduardo Chaves. Os dias 30 e 31 de maio serão o último final de semana da amostra que acontece, a partir das 19h00, no hall do Teatro Conchita de Moraes. As fotografias expostas para visitação desde o dia 02 de maio, sempre aos finais de semana, já receberam cerca de duas mil pessoas. A exposição marca 20 registros fotográficos da montagem do Núcleo 10 de
Formação do Ator da ELT, em cartaz desde março de 2009.
“A fotografia para mim significa uma das mais belas formas de expressão que existe. Ela é universal. É grandiosa por natureza, é artística e respira todo o sentimento do fotógrafo. As fotos são capazes de traduzir até mesmo um estado de espírito. Sem dúvidas, estas imagens falam por mim”, afirma Chaves.
A iniciativa da exposição partiu do próprio fotógrafo que foi convidado pelo grupo para fazer os registros do espetáculo. O evento apresenta 20 fotografias no formato 30x45, em preto e branco que retratam desde a preparação da turma para entrar no palco até algumas cenas do próprio espetáculo. As imagens são retratos verdadeiros não sofreram qualquer tipo de alteração por tratamento em softwares de edição.
Em 17 anos de existência, esta é a primeira vez que a Escola Livre abre espaço para uma exposição fotográfica. Após a temporada da amostra, todas as imagens serão doadas para seu acervo.
Serviço
NEKROPOLIS EM PRETO
Fotógrafo: Eduardo Chaves
Local: Teatro Conchita de Moraes - Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha - Santo André
Dias: sábados e domingos às 19h00 - de 02 a 31 de maio (ultimo dia)
Gratuito
domingo, 31 de maio de 2009
ELT apresenta último dia da exposição fotográfica “NEKROPOLIS EM PRETO”
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Encontro de fotógrafos em Paranapiacaba terá vinho, reencontro de amigos e MPB de qualidade
Os fotógrafos que participarem do II MEGA MEETING em Paranapiacaba, neste final de semana, terão agenda apertada entre palestras, oficinas e trilhas fotográficas. Ao final do segundo dia, ainda no sábado, o encontro promete ser bastante animado. Entre vinhos e caldos-quentes, o público irá conferir o trabalho do músico Léo Souza.
O repertório traz músicas de Nando Reis, Jota Quest, Capital Inicial, Lulu Santos e do grupo Teatro Mágico, além é claro de composições do próprio Léo Souza. “Vou fazer uma apresentação que tenha uma cara mais jovem e com músicas que todo mundo sabe cantar”, comenta o artista.
Atualmente, o cantor se lança no mercado em uma carreira solo e sua primeira música de trabalho é “A Tempestade e o Sol”, escrita pelo próprio músico. A composição é uma balada romântica, na qual, o público jovem é o principal alvo. Seu objetivo é fazer com que as pessoas conheçam as musicas e se reconheçam nelas. “Sucesso é conseqüência”, afirma Souza.
O músico compõe desde os 16 anos, possui em seu repertório 25 musicas de composições autorais, além de se apresentar também fazendo covers de artistas como Capital Inicial, Lulu Santos, Rita Lee, Jota Quest, Barão Vermelho, U2, entre outros.
“Para mim música vai além de letras e melodias, música é uma maneira de viver, na qual cada pessoa compõe sua harmonia e vive sua melodia, algumas vezes optando por um repertório triste e outras por um alegre”, reflete o cantor.
O encontro será regado por vinho e caldos-quentes. No maior estilo europeu, os fotógrafos e admiradores da imagem poderão admirar as projeções fotográficas que serão apresentadas no
Restaurante da Zilda.
Serviço:
Restaurante da Zilda
Sopas e Caldos ( R$ 15,00 p/ pessoa )
Será tipo um rodizio de caldos, ela fará tres tipos : Caldo de feijão, creme de mandioquinha com queijo e Brodo. Sirva-se a vontade nos tres tipos. Acompanha pão. Bebidas cobrada a parte.
Rodizio de Massa ( R$ 20,00 p/ pessoa) se quiser uma carne ou frango de acompanhamento acrescenta R$ 5,00
Tambem será um rodizio de massa. Serão tres tipos de massa para servir a vontada. Acompanha pão. Bebidas cobrada a parte.
É necessária inscrição prévia pelo flickr oficial do grupo. Acesse a lista aqui!
Sobre o Léo Souza
Léo Souza, 19 anos, nascido na cidade de Santo André (SP) iniciou sua vida musical aos 14 anos quando começou a ter aulas de violão e teclado na “Escola Curson”, do músico Robson Miguel e aulas de canto no “Estúdio Gava”, ambas no ABC Paulista.O jovem sempre se interessou por musica, desde a infância acompanhou sons de cantores como Cazuza, Renato Teixeira, Gilberto Gil, Cássia Eller, entre outros.
O cantor pop rock se apresentou pelas cidades do ABC com a sua própria banda, intitulada, “Décimo Segundo”. Léo Souza se apresentou com seu grupo em barzinhos da região e também pulverizou sua música por várias cidades de Minas Gerais por um ano, durante esse período, ganhou mais gosto pela música e a certeza do que queria para sua vida.
Adicione o músico Léo Souza no Twitter: www.twitter.com/musicoleosouza
Fotos da tragédia do Piauí
Fonte: UOL
Barragem rompe e alaga cidade no Piauí
Para ler as últimas informações sobre esta tragédia, clique aqui!
Exposição Saara Carioca e Praça de Convites: fotos no melhor quesito autoral
Alunos de duas turmas do curso de Pós-graduação “Fotografia: imagem, memória e comunicação”, do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes documentaram espaços privilegiados do Rio de Janeiro: a SAARA, o maior mercado aberto da cidade; e a Praça XV, emblemático cenário histórico, geográfico e político carioca.
Através da diversidade de trinta olhares fotográficos e 60 fotografias, tanto documentais como autorais, somos conduzidos às sociabilidades e à urbanidade desses lugares. No calor da luz do dia ou na espreita da noite, deliciamo-nos com o espetáculo das multidões e a solidão devastadora do concreto e do asfalto.
Curadoria:
Andreas Valentin – fotógrafo; Doutor em História Social; coordenador e professor dos cursos de Pós-graduação “Fotografia: imagem, memória e comunicação” e “Arte e Cultura” do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes; professor de fotografia do CAp/UERJ.
Paulo Marcos de Mendonça Lima – fotógrafo e editor free-lance; coordenador da Faculdade de Cinema da UniverCidade.
SERVIÇO:
Inauguração: 4 de junho de 2009, das 18:30 h às 21:30 h
Exposição: de 5 de junho a 8 de julho de 2009
Horário: de segunda à sexta, das 12:00 h às 18:00 h
Centro Cultural Candido Mendes
Galeria do Convento
Rua Primeiro de Março, Praça XV – Centro - Rio de Janeiro
Programação oficial do II MEGA MEETING - Paranapiacaba
Acontece de 29 a 31 de maio, no Clube Lyra Serrano (Rua Álvares de Azevedo, 450 – Centro), localizado na cidade de Paranapiacaba, em Santo André/São Paulo, o “II Mega Meeting” – um dos maiores eventos que reúne mais de mil fotógrafos de todo o país. “Esperamos receber, este ano, mais de 1.200 fotógrafos - profissionais e amadores - que se reúnem para um único objetivo: fotografar muito”, declara Ulisses Nogueira, moderador do “Grupo Friends de Fotografia”.
Atualmente o grupo conta com 1.263 membros de todo o Brasil que se reúnem para fotografar e trocar experiências e ainda têm como principal objetivo, integrar pessoas de todo o país viabilizando a inclusão de todos que gostam de fotografar indistintamente. “Amadores, profissionais e hobbistas são todos bem recebidos no Grupo Friends. Não importa se usam câmeras e lentes de última geração ou se apenas gostam de fotografar seja com o celular, com um equipamento mais simples, etc. As portas estão sempre abertas para todos que chegam”, afirma D´beora Pitanguy, recém associado ao Grupo.
A programação, totalmente gratuita, inclui: palestras, exposições para o público (no antigo mercado), exibição de slides com fotografias dos membros do Grupo Friends, com fotógrafos como Fabíola Medeiros (direção de arte em fotografia e Olhar fotográfico para iniciantes); Rodrigo Teófilo (tipos e uso de filtros) e Fernando Lessa (fotografia de moda).
SEXTA DIA 29
20h00- TRADICIONAL FOTOCHOPP - 1ª CHAMADA : com comes e bebes e APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS dos MEMBROS DO GRUPO FRIENDS e abertura das exposições fotográficas PÚBLICAS.
SÁBADO DIA 30
08h00 alvorada para quem curte fotos na neblina
10h00 saída fotográfica (Trilha fotográfica com Paulo Riscala)
13h00 almoço
14h00 Início do ciclo de oficinas e palestras
Palestrantes:
Rodrigo Teófilo
Fabíola Medeiros
Fernando Lessa
Paulo Riscala
15h30 ENSAIO FOTOGRÁFICO COM MODELOS
20h00 CONFRATERNIZAÇÃO FOTOVINHO
Apresentação de vídeos e exposições de fotografias
Apresentação especial do Músico Léo Souza cantando as melhores canções da MPB e também composições próprias.
DOMINGO DIA 31
10h00 AMBIENTAÇÃO fotográfica: fotógrafos passam para o outro lado das lentes, vestidos a caráter como na época do apogeu de Paranapiacaba
12hoo almoço
14h00 encerramento
Um aspecto relevante sobre o FriendS é o fato de todos os eventos promovidos pelo Grupo , além de proporcionar uma oportunidade única para todos que amam fotografar, contam também com um apelo social. “Este ano foi feita uma parceria com uma ONG local que visa preservar o patrimônio histórico e a memória de Paranapiacaba”, afirma Luciana Martinez (do Rio de Janeiro) membro do grupo desde 2008.
Criado em julho de 2007 pela fotógrafa Fabíola Medeiros, o Grupo Friends reúne membros de todo o País e também estrangeiros em busca de um ideal comum: tirar fotografias inusitadas e mostrar esse trabalho. 'A câmera digital facilitou o acesso à fotografia e por isso criamos o grupo para dar uma chance igual para todos que desejam expor seus trabalhos e posteriormente, avaliados pelo público', disse Fabíola.
A democracia no Grupo Friends aparece até na montagem das exposições coletivas realizadas pelo grupo, como foi, por exemplo, no caso de uma de suas mostras mais visitadas e comentadas pelo público, a Exposição Itinerante: A FOTO DA FOTO. As fotos ficam dentro de envelopes plásticos adesivadas em um mural também de plástico incolor e podem ser retiradas para melhor apreciação do público, que deixa recados nos papéis colocados na parede. 'A nossa idéia com a exposição é mostrar ao público um ângulo diferente, o que o fotógrafo faz por uma foto e como o circo é armado para uma produção', afirmou a fotógrafa.
Em 2008, o evento “I Mega Meeting” foi realizado na cidade de Passa Quatro MG e contou com participantes de todo território nacional. “Um grande sucesso e, para este ano estamos com uma adesão maior de participantes que registrarão as belezas de Paranapiacaba, um lugar perfeito e aconchegante para o nosso propósito. Afinal de contas, o nome da cidade, em tupi guarani, significa “de onde se avista o mar”, finaliza um dos organizadores do evento, Alexandre Grand.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Filme 'Pedro Pedra' apresenta a extréia de João Medeiros à frente da direção fotográfica
O curta-metragem ‘Pedro Pedra’ é uma ficção baseada em fatos reais e conta a história de Pedro, um garoto que ainda na infância tem sua vida tristemente marcada pelo uso de drogas. O curta-metragem ‘Pedro Pedra’, escrito e dirigido por Rizemberg Felipe. O filme conta com fotografia de João Medeiros, edição de imagens e pós-produção de Wister Galvão.
Em entrevista ao FOTOCOLAGEM, João Medeiros conta como se envolveu neste trabalho e porque aceitou assinar a direção fotográfica do curta.
Fotocolagem - Como tudo começou? De onde surgiu esta parceria entre você e Rizemberg
João Medeiros - Lembro quando Rizemberg Felipe, "Berg" como o chamamos comentou comigo que tinha viajado para Nova York, fazer um curso de cinema, e me mostrou o material que tinha produzido lá. Conheço Berg de longos anos, sempre ligado a exposições fotograficas, e sempre conversamos muito sobre fotografia, pois sempre gostei de suas fotos estampadas nos jornais todos os dias. E quando ele me convidou para gravar o filme, eu li o roteiro do filme e fiquei muito interessado em fazer, montamos uma equipe muito unida e fomos a luta.
FT - Que tipo de equipamento é utilizado nas gravações?
JM - O filme é todo gravado com equipamento Sony Full HD, capturado em 1920x1080, em 24p editado em mac.
FT - A estrutura para gravar um curta é sem dúvida muito diferente para rodar um longa metragem. Não estou falando apenas de orçamento, me refiro a suporte técnico e profissional. Como vocês estão se virando?
JM - Eu tenho uma pequena empresa (produtora) de Fotografias e Vídeo, e faço reportagens e eventos de video e foto. inclusive já gravei para um programa do TERRAVIVA, canal a cabo do grupo Band.
Este ano investi em equipamento de video de ultima geração, de Alta Definição, e falando com o Rizemberg, ele me mostrou um roteiro para um filme, quando eu li o material fiquei muito emocionado, e aceitei fazer com ele este filme, sem recursos, todos nós estamos fazendo por amor a cultura, por amor ao cinema, lógico que pretedemos participar de eventos e quem sabe colher um prêmio!
Entre cenas e fotos, João Medeiros garante voltar ao FOTOCOLAGEM para contar a experiência quando o filme estiver finalizado. Vale a pena esperar a estréia!
As gravações do curta podem ser acompanhadas pelo blog oficial.
Assista ao teaser de "Pedro Pedra - O Filme"
AD Training Brasil nasce para garantir qualificação técnica e de qualidade para fotógrafos
A empresa ADTrainingBrasil, dirigida pelo fotógrafo italiano Danilo Russo e pelo editor de fotografia, Altair Hoppe, criador do projeto do Estúdio Brasil, Wedding Brasil e PhotoshopBrasil, promove atualmente o PhotoShow.
O objetivo do selo é promover congressos, workshops e eventos de especialização técnica em fotografia. O PhotoShow nasce como o primeiro congresso brasileiro itinerante de fotografia. A meta é percorrer todas as regiões do país com as grandes referências de book, retrato, casamento, gente, moda, publicidade e iluminação.
A dupla Danilo Russo e Altair Hoppe, roda há mais de três anos o Brasil inteiro realizando workshops de fotografia e Photoshop.
Sobre Danilo Russo
Danilo Russo é uma referência em fotografia de moda, book e publicidade. Nasceu em Gênova, Itália, e reside em São Paulo há 10 anos, onde atua como fotógrafo de moda e ministra cursos. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfolio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W América, Vogue, Harper´s Bazaar Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle e Marie Claire, além de fotos para clientes como Unibanco, Natura, Le Postiche, Olympikus, Sadia, Wal Mart, entre outros.
Sobre Altair Hoppe
Altair Hoppe é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais - Volume 1, Volume 2 e Volume 3 com mais de 40 mil exemplares no Brasil. Há cinco anos é o autor mais vendido no Brasil neste segmento, incluindo autores estrangeiros.
Além disso criou os projetos dos maiores congressos de fotografia de casamento e estúdio do Brasil: o EstúdioBrasil e o WeddingBrasil. Também é autor do livro Fotografia Digital Sem Mistérios e do DVD Photoshop Dicas & Truques. Durante dez anos atuou como Diretor de Arte e Editor de Fotografia das revistas Photos e Photo Magazine, onde publica uma coluna com dicas e truques de Photoshop.
É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, especialista em tratamento de imagens, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país.
Fotografias coloridas assinadas pelos irmãos Lumière são expostas pela primeira vez fora da Europa
“Autocromos Lumière”, como ficaram conhecidas as imagens produzidas sobre uma placa de vidro pelos cientistas-artistas franceses, reavivam interesse do público brasileiro pela herança cultural francesa.
Os franceses e irmãos Lumière não são apenas os pioneiros do cinema, eles colaboraram também para o início da história da fotografia. É isso o que comprova, para o olhar atento dos visitantes, a exposição “Autocromos Lumière – o tempo da cor”, que faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil. A mostra abre nesta quarta-feira (20), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), e fica até 13 de setembro.
Pela primeira vez fora da França, os autocromos (invenção da foto colorida sobre placa de vidro) desenvolvidos pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, são expostos ao grande público. A mostra, que traz também uma pintura, películas para a projeção de filmes e um autocromo original, é resultado de parceira com o Instituto Lumière, em Lyon, na França, coma Região Rhône-Alpes e com a Culturesfrance, e conta com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o apoio do Ministério da Cultura (Minc), do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado da Cultura.
Na opinião do presidente da região de Rhône-Alpes, Jean Jacques Queyranne, a mostra dá mais um passo na integração entre Brasil e França. “É uma exposição que fala a todo mundo. Foi um momento de grande emoção para as pessoas quando entraram na exposição. E, para a região de Rhône-Alpes, esse intercâmbio com o Paraná e com o Brasil é de valiosa importância”, avaliou.
Para compor a exposição, foram escolhidas 70 imagens que retratam cenas intimistas dos próprios irmãos Lumière, da vida cotidiana em família, de personagens e paisagens do início do século passado. Os autocromos introduziram profundas mudanças no mundo da imagem e da arte fotográfica no início do século XX e foram patenteados como um novo modo de fotografar em 1903.
O fotógrafo paranaense Nego Miranda observou a qualidade da preservação das imagens, durante o evento de inauguração da exposição. “Depois de cem anos, a preservação das cores é impressionante, pois mesmo nos cromos atuais as cores se perdem facilmente. Isso mostra que os irmãos Lumière já tinham técnica apurada da cor no início da fotografia”, afirmou.
Por conta da preservação das obras, apenas um autocromo original integra a exposição, sob curadoria de Dominique Païni. “Se você observar, vai ver que as fotografias seguem todas as regras dos atuais manuais de foto para se obter uma bela imagem. Mas na época não existiam tais manuais, as fotografias eram tiradas instintivamente. Espero que as pessoas gostem da exposição”, afirma um dos netos de Louis Lumière, presente na abertura oficial, Max Le Francq.
20 filmes integram a exposição, entre eles “Banho de Mar” (1895), “Biarritz: a praia e o estabelecimento “(1900), “Chegada de Carro” (1896), “Crianças à beira-mar” (1897) e “Épinal: as margens do rio Moselle “(1900). Alguns dos filmes são preto e branco e outros foram colorizados posteriormente, pois os Lumière não conseguiram produzir filmes coloridos. Todos os filmes foram feitos com o cinematógrafo, outra invenção dos Lumière, utilizado para projetar os filmes.
Serviço:
“Autocromos Lumière – O tempo da cor”
Visitação: de 20 de maio a 13 de setembro
Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
Rua Marechal Hermes, 999
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudantes)
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio efundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e noprimeiro domingo de cada mês.
Solicitação de agendamento: www.museuoscarniemeyer.org.br
Veja também: www.autochromes.culture.fr
“Ao povo, futebol e circo" dos fotógrafos Luiz Frota e Moskow
Os circos de lona itinerantes fotografados por Moskow em diversas cidades do Rio de Janeiro e o futebol dos campinhos das periferias país afora, clicados por Luiz Frota, se assemelham em vários aspectos.
O resultado dessa união poderá ser visto na exposição “Ao povo, Futebol e Circo”, que integra a coletiva que ocupará os salões do Castelinho 38, em Santa Teresa, entre os dias 02 de junho e 03 de julho, como parte da série de eventos distribuídos pela cidade durante o Foto Rio 2009.
A parceria é resultado da vontade dos fotógrafos de expor juntos um trabalho que pudesse expressar o olhar de cada um sobre o mesmo tema. No início de 2008, Frota viajou para o Nordeste, enquanto Moskow ficou no Rio em busca desse “o que fazer”.
"Já tinha mostrado a ele as primeiras fotos de circo. Um dia recebi uma mensagem no celular, enviada pelo Luiz, lá do interior do Maranhão: “Vamos fazer algo sobre circo e futebol. Estou fazendo uma série de fotos de futebol ‘marginal’, de ‘periferia’, de campinho, de lama...” – lembra Moskow – Fechou. Achei maravilhoso o casamento dos temas", diz.
A partir daí, começaram a dialogar sobre os dois trabalhos, surgindo assim reflexões sobre o consumo, cultura de resistência, o prazer pelo entretenimento barato, etc – tudo isso bem representado pelo futebol de rua e a mais antiga tradição do circo itinerante de lona.
As relações traçadas entre os dois temas conectados na exposição não se resumem aos conceitos estéticos e temáticos. São tantas as semelhanças que ‘futebol’ e ‘circo’ parecem temas irmãos. Se de um lado há os dribles, do outro estão os malabarismos; se aqui há arquibancada, ali estão as platéias. Parece se desenhar um constante jogo de comparação que une estádios e praças, campos e picadeiros, frangos e acidentes acrobáticos. Dessa forma, o
gol contra seria a queda do equilibrista do arame.
Ainda que batido o clichê, a arte continua a derrubar barreiras. E nesse ponto o trabalho dos fotógrafos consegue traçar um paralelo sensível entre as expectativas dos meninos peladeiros que jogam descalços em campinhos remotos no interior e os movimentos delicados e arriscados da acrobata na lira. Apesar da precariedade em ambos os casos, a alegria instantânea é partilhada em doses iguais. Do povo, para o povo – Futebol e Circo.
Foto Rio 2009
“AO POVO, FUTEBOL E CIRCO” - Fotógrafos Luiz Frota e Moskow.
Local: Castelinho 38, Rua do Triunfo,38 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Quando: De 02 de junho a 03 de julho
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Pinacoteca de São Caetano apresenta três olhares da fotografia
Três visões distintas e uma mesma expressão. Um fotojornalista, uma artista plástica e um publicitário que têm em comum o uso da fotografia como linguagem artística. Os trabalhos de Omar Matsumoto, Rita Henckes e Ailton Tenório estarão juntos na exposição Eu vi! Você viu? Olhares e Possibilidades da Fotografia que será aberta, pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul e pela Fundação Pró-Memória, no dia 3 de junho, às 19h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula).
Reunindo cerca de 90 imagens, a mostra tem a proposta de estabelecer um paralelo entre as diferentes produções e convidar o visitante a observar luzes, sombras, movimentos e expressões humanas. Eu vi! Você viu? ainda deixa evidente a expressão da criação, da realidade, do olhar e da percepção de cada artista.
O jornalista Omar Matsumoto tira proveito de seu conhecimento técnico e abre-se à sensibilidade para se transformar em um artista. Transpondo formas e texturas, seu trabalho capta frações do dia a dia que passam despercebidas. Retratos de pessoas, cenas e acontecimentos cotidianos ganham uma interpretação poética e que provoca a reflexão. Matsumoto especializou-se em fotografia há cerca de 10 anos. Já realizou trabalhos nas áreas automotiva e esportiva. Espetáculos teatrais e arte também são focos da produção do artista.
Pintura, desenho, colagem e fotografia. A artista plástica Rita Henckes vive experimentando e criando em diversos suportes. Em seus trabalhos fotográficos, brinca com a luz, com a forma, cores, perspectivas e, principalmente, com a proximidade. Rita deixa irreconhecíveis objetos comuns, dando asas à imaginação do observador. Formada em Propaganda e Marketing e em Desenho Artístico, Rita ainda desenvolve atividades na arte-educação e arteterapia.
Imagens com um toque publicitário mas que, segundo o publicitário Ailton Tenório, foram trabalhadas livremente, focalizando mais a estética dos objetos retratados. Tenório apresenta seis séries de fotografias. Transparências e cores vibrantes são a marca do conjunto de imagens Água. Na série Papel, as texturas, cores e formas do material criam imagens harmoniosas. Materiais industriais proporcionam curvas e cores que surpreendem em Metal.
A série Alimento apresenta as cores naturais dos alimentos, que formam contrastes significativos. Branco são imagens que trabalham cenas monocromáticas em tons da cor que dá nome à série. Uma foto-montagem, com minúsculas reproduções fotográficas de centenas de rostos que formam um grande olho, é Gente, a última série. Ailton Tenório é fotógrafo da área publicitária desde 1990. Trabalha com agências e empresas, além de dar aulas de fotografia.
Serviço:
A exposição Eu vi! Você viu? fica na Pinacoteca até 31 de julho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelos telefones 4223-4780 ou 4232-1237. (27/05/09)
Curso de Ligtroom Completo na escola Riguardare
Fluxo Digital e Tratamento
A melhor solução para organização e tratamento de fotografias
PRÓXIMAS TURMAS:
FIM-DE-SEMANA (sexta, sábado e domingo) EM MAIO
dias 29 das 19:30 às 22:30 horas
30 e 31 de maio das 10:00 às 16:00 horas
6 e 7 de junho das 10:00 às 16:00 horas
INVESTIMENTO:
R$ 450,00
POLÍTICA DE PREÇOS - escolha a melhor opção para você:
Pagamento integral até 10 dias antes da primeira aula = desconto de 15%
Pagamento à vista na primeira aula = 10% de desconto
Parcelamento do valor em 4x sem acréscimo
Ex-aluno = desconto de 10% e pode parcelar em até 4x sem acréscimo
Bolsa de estudo depende de comprovação e entrevista prévia
Público Alvo: Fotógrafos amadores ou profissionais que desejam usar uma ferramenta eficiente e intuitiva para organizar seu fluxo de trabalho e tratar suas fotografias de forma rápida e eficiente.
O maior diferencial do curso é a sua duração: são 15 horas/aula, para tranmitir os conteúdos de cada módulo do Lightroom em um dia e, no final, estudar a integração do Lightroom com o Photoshop e os principais truques para finalizar retratos. A distribuição das aulas dá ao aluno o tempo necessário para testar os ensinamentos em casa, anotar as dúvidas, esclarecer em sala de aula e amadurecer o conhecimento. O material didático é na forma de DVD com appostilas, podcasts (em inglês) e conjunto de “presets” para tratamento e criação de páginas web.
Espera-se que ao final do curso os alunos desenvolvam suas próprias rotinas de segurança para os arquivos, além de seqüências personalizadas para ingestão, tagueamento, classificação, seleção, tratamento e impressão dos seus trabalhos fotográficos.
Conteúdo Programático:
1. Marcador Introdução ao Lightroom
2. Marcador Apresentação dos módulos individualmente
3. Marcador “Setting the Stage” - o Lightroom com a cara do dono
4. Marcador Importando imagens e criando rotinas de segurança para seus arquivos
5. Marcador Criando e administrando catálogos
6. Marcador Módulo Biblioteca (navegação, opções de grid, barra de ferramentas)
7. Marcador Keywords - o fantástico mundo das palavras chaves
8. Marcador Organização - rantig, labels, stacking, collections, filters, search
9. Marcador Metadados - inclusão, modificação
10. Marcador Quick Develop - tratando imagens de forma rápida, na biblioteca
11. Marcador Exportando imagens e uso conjugado do Photoshop
12. Marcador Módulo Revelação - interface, presets, visualização, comparação, histograma
13. Marcador Ajustes Básicos - white balance, exposição, cor, tom, curvas, hue, saturation
14. Marcador Conversão para P&B e tonalização (sépia e derivados) + cópias virtuais
15. Marcador Crop - ajustando o enquadramento e corrigindo o horizonte
16. Marcador Corrigindo olhos vermelhos e sujeiras do sensor
17. Marcador Módulo Slideshow
18. Marcador Módulo Impressão
19. Marcador Módulo Web - o seu portifólio on-line em minutos - galerias web para clientes
20. Marcador Workflow - o que é e como criar o seu (moda, fotojornalismo, eventos, publicidade)
Carga Horária: 23 horas/aula.
Informações: Vanessa (RIGUARDARE)
(11) 3105 - 7792 / (11) 8787 - 7350
Visões da Cidade Fragmentada a realidade dilacerada de São Paulo
A exposição “São Paulo - Visões da Cidade Fragmentada”, do fotógrafo, historiador e designer Yuri Bittar, apresenta um olhar singular do trânsito humano em São Paulo. As fotos estão no saguão da reitoria da UNESP (Universidade Estadual Paulista) no centro paulista.
Com uma proposta diferenciada o fotógrafo reuniu 15 imagens em preto-e-branco, tiradas em diversas caminhadas, em dias diferentes, com diversos tipos de câmeras e com um olhar crítico, para descobrir “O que é ser São Paulo”. São imagens que nos obrigam a olhar a realidade ou a fugir dela. Problemas que a metrópole apresenta num discurso fragmentado, permitindo que as pessoas reflitam.
“Esta cidade é extremamente fragmentada, irregular e caótica, e apenas vendo estes fragmentos podemos ver a cidade. As visões amplas dos cartões-postais não a definem. Só me parece possível definir esta cidade pelos seus fragmentos“, afirma Yuri Bittar.
O artista:
Fotógrafo há 12 anos, hora amador, hora profissional, além de historiador e designer, Yuri já atuou como fotógrafo de produtos e eventos, mas na fotografia como arte e reflexão é que se encontrou e desenvolveu seu trabalho mais relevante.
Atualmente é designer gráfico e web na UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo, e também professor de fotografia no curso de extensão “A Fotografia e a Cultura Visual”, na mesma instituição. Seus cursos sempre mesclam a técnica e a reflexão crítica.
(texto: Thaís Cunha)
Local:
Espaço da Reitoria da UNESP
Rua Quirino de Andrade, 215 * próximo a estação Anhangabaú do metrô
São Paulo SP
Quando:
De 11/05/2009 até 12/06/2009
Vernissage: 20/05/2009 - 14hs
HORÁRIO PARA VISITAS: das 08:00 até 19:00 hs
Mais informações:
Como chegar? É facil chegar lá, é bem pertinho do metrô Anhangabaú, veja o mapa e outras informações clicando aqui!
Yoko Ono no Flickr
Fonte: Let's Blogar
Yoko Ono tem Flickr. Se é ela realmente que atualiza fica aí a dúvida, mas o que interessa é o conteúdo, além de ter bastante coisa sobre sua vida pessoal atual vc vai encontrar bastante coisa e curiosidades dos tempos em que ela vivia com John Lennon, como essa foto deles juntos em 1972.
Acesse, clique aqui!
Nikon anuncia que vai demitir 1.000 funcionários
Fonte: G1, com informações da France Presse
Empresa japonesa deve ter perdas de US$ 181 milhões no ano fiscal 2009/2010.
Dos cortes, cerca de 200 serão feitos no exterior.
O grupo japonês Nikon anunciou que vai reduzir o número de funcionários em mil, com pelo menos 200 demissões no exterior, como parte de uma reorganização que pretende economizar US$ 84 milhões.
"Desde o outono (hemisfério norte), nosso cenário de negócios se degradou, o que nos obrigou a reduzir nossos gastos e a revisar nossos projetos de investimento", explica a empresa em um comunicado.
As empresas do grupo nas áreas de instrumentos de precisão e semicondutores foram particularmente afetadas. Com isto, a empresa japonesa decidiu reunir em duas entidades distintas quatro filiais de produção de instrumentos de precisão e circuitos integrados no Japão. Dos 2.900 postos de trabalho nestas empresas, 800 serão suprimidos.
No exterior, cerca de 200 dos 1,7 mil funcionários da empresa serão demitidos. A empresa vai racionalizar as estruturas de venda dos instrumentos na Europa e América do Norte, unificará os dois departamentos. Também está prevista a reorganização das estruturas de distribuição na Ásia.
A Nikon foi afetada pela redução da demanda. No início do mês previu um prejuízo de US$ 181 milhões para o ano fiscal 2009-2010.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Fotógrafa Anne Leibowitz à beira da falência
Fonte: Julia Petit
A fotógrafa de dez entre dez das über-celebs pode ir à falência. Anne Leibowitz, penhorou toda sua obra fotográfica e mais três casas para pagar dívidas. Ela repassou, provisóriamente, os direitos de tudo para a Art Capital Group em troca de um empréstimo de quinze milhões de dólares. Detalhe: se Anne não conseguir faturar quinze milhões nos próximos anos, a Art Capital Group fica, definitivamente, com os direitos de toda a obra da fotógrafa e também as propriedades imobiliárias.
Apesar do empréstimo, outras empresas também disputam na justiça os direitos à obra de Leibowitz. Toda essa confusão acontece pelo fato de muitos fornecedores acusarem Anne de não pagar por seus serviços.
A empresa fotográfica B2Pro está processando, não só Anne como a editora Conde Nast, por falta de pagamento de US$189.000,00 e poderia pedir a falência da fotógrafa que, neste caso, poderia perder parte de seu acervo para a empresa. Mas o rolo não termina aí.
A stylist Nicoletta Santoro, também está processando Leibowitz por mais de meio milhão de dólares por falta de pagamento, incluindo US$110.000,00 de produção para uma das fotos da campanha da Disney, com Marc Anthony e Jennifer Lopez.
Inclua-se na conta uma casa, vizinha as de Anne, em Greenwich Village, que ela foi obrigada a comprar após problemas em obras de reforma. Com tantas dívidas e tantos credores, logo logo teremos notícias de alguma decisão legal sobre quem vai ficar com que parte do patrimônio da Anne.
Revista Veja erra a "mão" na capa e garante bizarrice com a foto!
Site oferece "vôos panorâmicos" sobre cidades
Fonte: Terra - tecnologia
Ter a sensação de estar sobrevoando as praias do Rio de Janeiro ou curtir Nova York como se você estivesse admirando a cidade a partir da vista privilegiada de um arranha-céu é possível sem ter de pegar um avião e desembarcar nesses endereços. Fazer uma visita a Moscou e passear pelas ruas que cercam o centro histórico da capital russa também é possível sem sair do lugar no Zubetzblitz.
O site russo é integrado pelo World Wide Panorama, programa que reúne fotos e permite aproximar e girar as paisagens retratadas a 360º, e faz o internauta não apenas "viajar" sentado em frente à tela do PC, mas também proporciona curtir belas paisagens, inclusive mostrando detalhes dos locais.
O Zubetzblitz traz dicas de como navegar e explica o passo-a-passo de como se pode girar as imagens, dar zoom e explorar as paisagens. A proposta da página, conforme explica o guia, é despertar diferentes percepções dos internautas sobre as imagens.
Pelo atalho http://tinyurl.com/d8kpzj, o Zubetzblitz mostra ainda um mapa do Rio de Janeiro na lateral direita da tela com pequenas estrelas aplicadas sobre a foto que, quando clicadas, identificam e carregam como imagem principal os pontos turísticos nelas indicados - a exemplo do Cristo Redentor, das praias de Copacabana e Botafogo e até o Morro Santa Teresa.
Outro atalho curioso é o que leva à janela do Millenium Plaza Hotel, em Nova York, onde se pode dar um giro de 360º para curtir a vista geral da cidade, tendo a impressão de que, de fato, se está hospedado no hotel e debruçado sobre a janela. O link é http://zubetzblitz.narod.ru/mil_by/window.html.
O World Wide Panorama, que abastece o site com fotos de novos lugares, foi criado em março de 2004 e reúne fotografias de profissionais de todo o mundo, permitindo a interação pelo panorama VR - de realidade virtual, na sigla em inglês -, que aumenta o potencial de visualização e a interação com os retratos feitos. Basta clicar sobre eles e "passear" por belas paisagens.
Promoção: Fotocolagem no Mega Meeting
O FOTOCOLAGEM e o MEGA MEETING vão premiar as três melhores fotografias que descrevam este grande encontro entre os adoradores pelo mundo dos clicks. Para participar, basta mandar uma foto do evento em JPEG, para o email: contato@fotocolagem.com.br , até ás 23h59 do dia 01/06/09. A equipe do FOTOCOLAGEM analisará as imagens que melhor representam o espírito do encontro.
Os vencedores irão receber uma camiseta exclusiva do MEGA MEETING, além de ter sua fotografia publicada no FOTOCOLAGEM. O resultado será divulgado em nosso blog e o ganhador também será comunicado por e-mail.
O "II Mega Meeting" acontece de 29 a 31 de maio, no Clube Lyra Serrano, na cidade de Paranapiacana, município de Santo Andre/ São Paulo. A programação, totalmente gratuita, inclui: exposições para o público, exibição de slides com fotografias dos membros do Grupo Friends, oficinas e palestras com fotógrafos.
PARTICIPEM E BOA SORTE!
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Fotografias de Edward Curtis e Claudia Andujar promovem diálogo entre as culturas indígenas americana e brasileira
A CAIXA Cultural e a Embaixada dos Estados Unidos trazem para o Rio de Janeiro, no dia 25 de maio, as exposições Legado Sagrado, do fotógrafo norte-americano Edward Curtis, e Retratos Yanomami, da brasileira Claudia Andujar, um paralelo das culturas indígenas dos Estados Unidos e do Brasil através do trabalho de dois dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena. Com coordenação de João Kulcsár, as mostras fotográficas apresentam juntas, pela primeira vez no Brasil, 88 fotografias: 60 de Curtis e 28 de Andujar.
Legado Sagrado e Retratos Yanomami propõem ao visitante um passeio pela história dos povos indígenas. "O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira. Fazer uma mostra com fotógrafos de extrema qualidade técnica e estética como Edward S. Curtis e Claudia Andujar é uma contribuição inestimável para o momento atual do homem ocidental contemporâneo", afirma João Kulcsár.
Em Legado Sagrado, as imagens de Curtis, pioneiro em revelar os costumes dos índios norte-americanos, mostram a sua arte no retrato e na paisagem, tanto em passagens da vida cotidiana como nos rituais indígenas. Esta exposição, criada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mostra ao visitante a ampla diversidade das tribos norte-americanas. O acervo de fotos desta coleção pertence a Christopher Cardozo. "É uma oportunidade de ver imagens ampliadas em diversos processos históricos como platina, viragem a ouro e fotogravura, entre outros", explica Kulcsár.
Transpondo a temática indígena para a realidade brasileira, Retratos Yanomami, da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar, retrata a luta do povo Yanomami pela preservação. Sempre entre a razão e a intuição, os cortes, enquadramentos e personagens de Claudia se arredondam para falar de uma incessante busca pelo entendimento e o diálogo. "Claudia, em sua procura pelo eterno, leva para suas imagens a compreensão, a angústia, os devaneios dos indígenas", explica o coordenador das mostras.
As exposições Legado Sagrado e Retratos Yanomami, patrocinadas pela Caixa Econômica Federal, ficarão em cartaz na CAIXA Cultural Rio até 28 de junho de 2009. No dia 26 de junho, o curador da mostra, João Kulcsár, fará visita guiada para o público, às 19h.
Edward S. Curtis
Edward Sheriff Curtis nasceu no Estado de Wisconsin no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para Seattle, no Estado de Washington. Durante 24 anos trabalhou no projeto de sua vida, The North American Indian (O Índio Norte-Americano), um dos mais importantes trabalhos fotográficos do Séc. XX. O resultado é uma coleção de 20 volumes encadernados em couro, texto impresso a mão e fotogravuras originais. Autodidata, confeccionou sua primeira câmera fotográfica após estudar a lente de um estereoscópio.
Claudia Andujar
Claudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. Viveu na Hungria e nos Estados Unidos no início dos anos 50, transferindo-se para São Paulo em 1957, onde se naturalizou brasileira. Aqui, atuou como repórter fotográfica de publicações como a lendária revista "Realidade" e desenvolveu por cinco anos, juntamente com George Love, o Workshop de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo, trabalho que acabou por influenciar dezenas de fotógrafos paulistas em atividade nestas duas últimas décadas. Claudia tornou-se mundialmente conhecida ao ter obras suas adquiridas pelo curador de fotografia Edward Steichen, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Em sua luta pelo povo Yanomami, já publicou livros, como "Mitopoemas Yanomami e Yanomami em frente do Eterno", de 1979, e filmou o documentário "Povo da Lua, Povo do Sangue: Yanomami". Claudia Andujar tem trabalhos em importantes coleções nacionais, como MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras, e internacionais, como MoMa - Nova York, Amsterdam Art Museum e Fundação Cartier de Arte Contemporânea.
Serviço:
Exposições de fotografia: Legado Sagrado, de Edward Curtis, e Retratos Yanomami, de Claudia Andujar
Local: CAIXA Cultural RJ – Galerias 2 e 3
Endereço: AV. Almirante Barroso, 25 Centro
Inauguração: 25 de maio, às 19h (para convidados e imprensa)
Temporada pública: de 26 de maio a 28 de junho de 2009.
Visita Guiada: 26 de junho, às 19h, com o curador João Kulcsár
Horários: terça a sábado, das 10 às 22h; domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Atendimento para escolas com agendamento prévio.
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Fotografia Paraense aporta em São Paulo
Unidades Santana e Pompéia do SESC-SP apresentam o evento “FOTOATIVA PARÁ – CARTOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS”
A fotografia paraense ocupa um lugar de destaque no território brasileiro, alcançando repercussão internacional, e uma das referências para esta projeção é a atuação da Associação Fotoativa, iniciada nos anos 1980.
Um pouco desta produção chega neste mês ao SESC – SP, especificamente nas unidades Santana (dia 19) e Pompéia (dia 20), com o projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”, que além de duas exposições, oferecerá ao público seis oficinas e uma série de palestras e debates com artistas, curadores, teóricos e pesquisadores de Belém, Rio de Janeiro e São Paulo (cronograma em anexo). Entre eles estão Angela Magalhães (fotógrafa e pesquisadora), Eder Chiodetto (jornalista), Rosely Nakagawa Matuck (arquiteta e pesquisadora), Rubens Fernandes Junior (pesquisador), Tadeu Chiarelli (pesquisador).
Segundo Mariano Klautau Filho, um dos curadores do evento (ao lado de Orlando Maneschy e Patrick Pardini), a iniciativa “revela diversas vertentes: desde projetos coletivos, relacionados à imagem e cidadania, propostos em oficinas nas quais o processo é o princípio condutor, até a poética de autores que trabalham a fotografia como modo particular de perceber o mundo”.
As mostras, que reúnem 43 artistas, entre figuras renomadas e jovens realizadores, apresentam produções que vão da técnica artesanal Pinhole, passando pelas apropriações da imagem digital e apontando para novos discursos voltados para a condição híbrida das artes, assuntos que também permeiam as demais atividades do evento, fruto de uma parceria inédita entre
o SESC e a Fotoativa.
O projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas” acontece no ano em que a associação completa 25 anos de existência e integra a programação do SESC para o Mês Internacional da Fotografia de São Paulo.
"Associação Fotoativa – 25 anos de fotografia, educação e cidadania*
Fundada em Belém do Pará, em 14 de agosto de 1984, a Associação Fotoativa é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma das mais atuantes e criativas entidades do Brasil que trabalham com o processo de aprendizado e prática da fotografia voltada para a construção e exercício da cidadania.
Com uma metodologia singular e atenta aos paradigmas emergentes, a Fotoativa desenvolve um leque de atividades práticas e reflexivas sobre o fazer fotográfico e suas possibilidades, constituindo-se em uma referência importante na formação de várias gerações de fotógrafos e educadores que atuam na cena cultural paraense.
Mais informações sobre a entidade estão disponíveis pelo http://www.fotoativa.blogger.com.br ou pelos contatos (91) 3225-2754 e fotoativa@amazon.com.br.
Serviço:
Projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”:
exposições de trabalhos de 43 artistas nas unidades do SESC Santana (a partir de 19.05) e Pompéia (a partir de 20.05), até 05.07, e mais palestras, oficinas e debates durante os meses de maio e junho.
Informações: (11) 3871-7700 (SESC Pompéia); 2971-8700 (SESC Santana)
http://www.sescsp.org.br.
FOTOANÚNCIO 19
CANON XS + 18-55- R$ 1700
FLASH 430 EX II – R$ 600
LENTE 50mm – R$ 250
GRIP + 5 BATERIAS – R$ 600
DIFUSOR FLASH – R$ 40
BOLSA ALHVA – R$ 50
R$ 3.250 tudo.
Tudo em perfeito estado com 5 meses de uso.
Contato:
Bruno Pacheco
Email.: brpacheco75@gmail.com
FOTOANÚNCIO 18
Sigma - Objectiva 50mm F2,8 DGMacro EX.
Com nota Fiscal.
Ainda na caixa, nunca usada.
De R$ 1.350,0 por R$ 1.150,00
Sigma - Objetiva 10-20mm f/4-5,6 DC EX
Pouco usada, ainda na caixa.
De R$ 2.000,00 por R$ 1.780,00
Contato:
Daniel Martins
Tel.: (21) 9754-2407
FOTOVAGA 5
O fotógrafo Marcelo Trad está procurando por um assistente de fotografia que tenha conhecimentos de edição de imagens e disponibilidade de horário (alguns trabalhos acontecem a noite e final de semana ).
Paga um valor fixo + comissão sobre trabalhos externos e de final de semana.
Os interessados devem enviar o CV por email
Contato:
Marcelo Trad
Email.: marcelo@estudiotrad.com
FOTOANÚNCIO 17
CANON:
LENTES:
CANON 300mm 2.8L - R$ 6.999
CANON TC 1.4x (novissimo) - R$ 799
CANON 70-200mm 2.8L - R$ 2999
CANON 100mm 2.8 MACRO - R$ 1199
CANON 50mm 1.4 (novissima) - R$ 999
CANON 17-40mm 4L - R$ 1599
CANON 15mm 2.8 FISHEYE R$ 1499
FLASHES:
CANON 580 EX II (novissimo) - R$ 949
CANON 580 EX II - R$ 899
CANON 580 EX - R$ 799
CAMERAS:
CANON 50D
CANON BGE-2N (grip da 40/50d)
camera c/ grip R$ 3599
na caixa com todos acessorios
ACESSORIOS:
CANON REMOTE TC80-E3 (controle programavel c/ lcd) - R$ 249
CANON Off Camera Shoe Cord (ETTL) - R$ 99
Flash Zebra Cable (p/ remote/pocket wizard - canon n3) - R$ 65
Baterias 511 (p/ 5d, 50d, 40d, etc...) originais
Contato:
Felipe Dana
Email.: felipedana@gmail.com
Tels.: (21) 7836-3372 / (21) 9971-7587
Imagens nas alturas
O site The Big Picture, um dos mais acessados em todo o mundo quando o assunto é fotografia e fotojornalismo, traz uma seqüencia de 31 imagens, tiradas ainda neste mês de maio, do foguete espacial Atlantis que levou sete tripulantes para realizar a manutenção do satélite Hubble.
As fotos realmente impressionam, vale o clique!
Universitários ganham na Justiça direito de tirar fotos da sua formatura
Fonte: G1 - Aluizio Freire
Na denúncia, alegam que seriam obrigados a pagar R$ 2 mil por álbum.
Máquinas fotográficas e celulares com câmeras estavam proibidos na festa.
A festa de formatura de um grupo de alunos da Universidade Estácio de Sá acabou nos tribunais. Eles entraram na Justiça contra a instituição de ensino e contra uma empresa que teria sido contratada para registrar, com exclusividade, a festa de formatura.
Os formandos conseguiram uma tutela antecipada, que garante a entrada e o uso das máquinas e celulares na festa, mas o mérito da questão ainda será julgado. Eles ganharam também uma indenização por danos morais a ser paga pela instituição e pela firma de festas, mas cabe recurso. Nos dois casos, são decisões provisórias.
Os queixosos reclamam que a organizadora da formatura, a Prisma-Rio Formaturas e Eventos, cobra preços abusivos pelos serviços. A empresa não se manifestou, mas a universidade garantiu, em nota oficial, que todos os formandos - tendo ou não pago para participar da festa - podem entrar com seus equipamentos.
Eles não querem pagar R$ 2 mil por álbum
Em alguns casos, segundo os formandos, eles tiveram que pagar até R$ 2 mil pelo álbum de fotos e chegaram a ser impedidos de usar suas máquinas fotográficas ou celulares com câmeras, além de ter os equipamentos apreendidos e guardados, obrigatoriamente, num guarda-volume.
“Não sabia se era uma pegadinha ou prova prática”, afirmou uma aluna que faz parte de comunidades no site de relaciomento Orkut, onde são publicados alertas sobre o suposto abuso.
Ainda segundo os estudantes, na proposta de adesão à festa de formatura estaria dito que eles recebem como brinde a colação de grau. Quem não pode pagar pela festa, acredita que poderá colar grau e fazer suas próprias fotos.Porém, na festa, a entrada dos equipamentos é vetada pelos seguranças.
Alunos ganham direito de fazer fotos na festa
Mas, de acordo com as denúncias, não seria bem assim. Apenas a Prisma, que teria uma parceria de exclusividade com a universidade, poderia registrar o evento. Posteriormente, as fotos de becas são oferecidas a preços considerados que eles classificam de “surpreendentes”.
Sem opção, e querendo guardar uma lembrança da formatura por um custo mais em conta, alguns alunos contrataram o escritório de advocacia Sereno & Montechiari.
Eles conseguiram uma tutela antecipada - decisão provisória, mas que adianta em parte os efeitos de uma sentença para uma decisão definitiva - e garantiram o direito dos alunos de ir à festa de formatura e à colação de grau sem contratar os serviços da Prisma e usar seus próprios equipamentos.
Os advogados ganharam ainda outra ação na Justiça na qual a Estácio de Sá e a Prisma deverão pagar uma indenização por danos morais para cada aluno que participou da ação por alegados aos constrangimentos a que teriam sido submetidos. Tanto a Estácio de Sá quanto a Prisma podem recorrer.
“Os alunos chegaram a ser revistados pelos seguranças para não entrarem com máquinas e celulares”, conta o advogado Carlos Montechiari. “Isso fere a lei de consumo, que toma como base a boa-fé e o equilíbrio nas relações entre empresa e consumidor”, acrescenta.
Posição da universidade
A empresa Prisma Rio Formaturas e Eventos, sediada na Ilha do Governador, no subúrbio, não foi localizada por telefone. Já assessoria de imprensa da universidade mandou a seguinte nota:
"A Universidade Estácio de Sá esclarece que a parceria com a empresa Prisma viabiliza o oferecimento gratuito e opcional, a todos os seus alunos, do evento de colação de grau. Serviços extras e também opcionais, dentre estes, o de fotografia, são tratados e pagos diretamente pelo aluno à empresa encarregada de prestar o serviço. Todas as condições de adesão às solenidades oficiais de colação de grau são divulgadas com antecedência no site da Universidade no campus virtual, área de acesso dos alunos na Internet. Por fim, a Estácio informa que é permitida a utilização de máquinas fotográficas na solenidade de colação de grau."
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2009
A Fotografia e o tempo
A Fotografia e o tempo Desde o seu aparecimento, em meados do século XIX, a relação da fotografia com o tempo ajuda a definir sua natureza. Afinal, para muitos, o que é a fotografia a não ser a materialização do desejo de captar o fugaz, o transitório? De fato, essa é uma de suas características e talvez aquela que a torna tão interessante, capaz de seduzir a todos que dela se aproximam, do velho à criança.
Das longas exposições para a produção de daguerreótipos até a captação via celular de uma imagem para ser enviada quase automaticamente a qualquer parte do mundo, a fotografia mantém seu caráter sedutor. Justamente por essa capacidade de congelar o instante, tornando perene o fugidio, ela fascina quem a vê.
No entanto, a relação da fotografia com o tempo não se resume à sua mera (e ao mesmo tempo estupenda) capacidade de congelar o fugaz.
Indicando uma “segunda natureza” da fotografia, vários de seus operadores se prestaram e se prestam a explorar suas possibilidades de instrumento para preservar a extensão do tempo. E essas possibilidades sempre foram inúmeras. Desde as primeiras fotomontagens de meados do século XIX às últimas experiências cinematográficas, o que foram elas a não ser tentativas bem-sucedidas de fixar a duração, de aprisionar e estender o tempo?
E aqui a referência não é apenas ao tempo corrido do cotidiano, dominado pelo relógio. Também está em pauta o tempo dilatado dos símbolos e aquele sintético das alegorias que desde sempre povoaram as fotomontagens, tenham sido elas produzidas a partir da montagem artesanal de fotos justapostas a outras fotos ou das trucagens digitais.
Do século XIX ao XXI, ao lado de produções fotográficas que congelavam o instante, emergiu e seguiu paralela uma fotografia que – quem sabe insatisfeita com aquela sua “primeira natureza” – investiu em intersecções de flagrantes, sequências de deslocamentos...
Walter Benjamin observou em um de seus ensaios que à fotografia isolada faltava algo e que essa lacuna era o que a levava a ser complementada por legendas ou, então, por outra fotografia, e outra, e outra...
Enfim, é no congelamento do instante ou na criação de uma extensão temporal, objetiva ou não, que a fotografia opera, seja ela uma fotografia jornalística, publicitária ou “autoral”; seja ela analógica ou digital.
Nesta edição do Prêmio Porto Seguro Fotografia, a relação ambígua entre o tempo e a fotografia é recolocada em cena, abrindo a possibilidade para que seus mais diversos praticantes possam colaborar na ampliação deste debate. Digital ou analógica, materializada no papel ou enviada via celular; comprometida com os mais variados propósitos ou ostensivamente “pura”, é a maneira como o fotógrafo opera com o problema do tempo na construção da imagem (às vezes indo contra as próprias injunções do aparelho) o que interessa ao Prêmio Porto Seguro Fotografia investigar, exibir e premiar. Tadeu Chiarelli Curador do Prêmio Porto Seguro Fotografia 2009.
Para acessar o regulamento e as inscrições, clique aqui!
6º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck
O 6º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck é promovido pela Prefeitura Municipal de Araras, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e destina-se a estimular o gosto e interesse pela fotografia, em todas suas formas , cores ou ausência, seja ela digital ou analógica. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço. O Concurso terá as inscrições abertas em todo o território nacional no período entre 11 de Maio e 24 de Junho de 2009.
PARTICIPAÇÃO
O Concurso é aberto para fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. Menores de 18 anos poderão participar mediante autorização expressa por escrito e representados pelos pais ou responsável legal. A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos participantes de todos os termos e condições deste regulamento.
TEMA DO CONCURSO E CATEGORIAS
URBANIDADES
ur.ba.ni.da.de
sf (lat urbanitate) 1 Qualidade do que é urbano. 2 Delicadeza, cortesia; civilidade, polidez. Antôn: grosseria.
Concurso terá uma categoria única, podendo ser inscritas tanto fotografias preto e brancas ou coloridas, realizadas com filme ou digital, desde que se encaixem ao tema proposto.
INSCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÕES
Data limite: 24/06/2009
Cada participante poderá concorrer com até 5 (cinco) fotografias sendo elas coloridas ou preto e branco, ampliadas em papel fotográfico nos tamanho 20x30 a 30x40. Tamanhos intermediários serão aceitos. As fotos devem conter identificação no verso contendo Titulo, Autor, local, data e contato.
Os trabalhos, acompanhados da ficha de inscrição, deverão ser entregues até o dia 24 de Junho de 2009, na Casa da Cultura – Praça Barão de Araras, s/nº, em horário comercial (das 8h às 17h). Para os trabalhos enviados pelo sistema correios, valerá a data de envio do carimbo postal.
Juntamente com as fotos e a ficha de inscrição o participante deverá enviar um CD contendo as imagens inscritas em alta definição para inserção no catálogo do 6º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck caso as obras sejam aprovadas. Posteriormente sera editado calendário para o ano de 2010, no qual serão exibidas as as 12 (doze) melhores imagens selecionadas pelo júri.
As fotos não devem ser montadas em qualquer tipo de suporte fotográfico.
A responsabilidade (entrega e retirada das fotos) é do participante, ficando ciente que devoluções serão realizadas apenas mediante retirada das fotos diretamente na Casa da Cultura de Araras.
As fotos deverão ser retiradas até 30 dias após o encerramento do Salão; decorrido o prazo, os trabalhos não retirados serão incorporados ao patrimônio da Prefeitura Municipal de Araras.
A Prefeitura Municipal de Araras não se responsabilizará por danos ocorridos durante o transporte do material até suas dependências, assim como de extravios.
Funcionários da Prefeitura, curadores e envolvidos com a organização do concurso, jurados ou pessoas diretamente envolvidos com jurados estão proibidos de participar, tanto quanto seus familiares de primeiro, segundo e terceiro grau.
PREMIAÇÃO
1 LUGAR: R$ 500,00
2 LUGAR: R$ 300,00
3 LUGAR: R$ 200,00
Menção Honrosa
Fica a critério do Júri indicar os trabalhos merecedores.
Cada participante só poderá ganhar um dos prêmios mencionados, independente do número de fotos inscritas e selecionadas.
Fica a critério do Júri selecionar as fotos que serão exibidas durante o 6º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck.
Comissão de Jurados
A comissão de seleção e premiação será composta por fotógrafos profissionais, indicados pela curadoria do evento junto a Secretaria Municipal de Cultura.
A comissão julgadora será conhecida uma semana depois do encerramento das inscrições.
As decisões da comissão de seleção e premiação serão irrecorríveis.
Ao inscrever seus trabalhos, o participante estará aceitando implicitamente as condições deste Regulamento e os casos omissos serão decididos pela comissão Julgadora e organizadora.