Em momento efervescente da arte fotográfica brasileira, A Casa da Luz Vermelha, primeira galeria especializada em fotografia de arte no Centro-Oeste, abre no dia 30 de março, às 19h, a exposição A Casa se Mostra, com obras de 18 fotógrafos que fazem parte do acervo permanente. Com curadoria da especialista Rosely Nakagawa, os trabalhos reunidos nesta coletiva apresentam um dos mais ricos panoramas da fotografia de arte brasileira, com obras documentais e poéticas, produzidas desde os anos 1950 até hoje.
Estão reunidos neste acervo fotógrafos reconhecidos e atuantes na cidade de Brasília, acompanhados de grandes nomes da fotografia brasileira de outras capitais. São eles: Arthur Monteiro, Beto Barata, Camillo Righini, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, Dudu Schnaider, Isabela Lyrio, João Paulo Barbosa, Jorge Diehl, Kazuo Okubo, Monique Renne, Olivier Böels, Patrick Grosner, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Walter Firmo e Zuleika de Souza. “A seleção dos trabalhos que fazem parte desta exposição busca a representação da diversidade de olhares e de uma nova visão da cidade de Brasília, que comemora seus 50 anos”, explica Rosely Nakagawa.
“Nosso projeto é ampliar a visibilidade das obras desses profissionais. Eu me sinto orgulhoso em ter oportunidade de mostrar o trabalho de grandes talentos da fotografia local e nacional”, revela Kazuo Okubo, que é fotógrafo e proprietário d’A Casa da Luz Vermelha. A exposição A Casa se Mostra é composta por 36 fotos de 18 fotógrafos. Na abertura da exposição será lançado o catálogo com todas as obras do acervo da galeria, que agora conta com a participação de 31 fotógrafos.
Serviço
A Casa se Mostra
Exposição fotográfica de 18 fotógrafos do acervo da galeria A Casa da Luz Vermelha
Abertura: 30 de março
Horário: 19h
Local: A Casa da Luz Vermelha
Visitação: Segunda a sexta-feira das 10h às 20h e Sábado das 10h às 18h
Endereço: SCES Trecho 02 Conjunto 31 – ASBAC
Telefone: 3878 9100
Email:contato@acasadaluzvermelha.com
Site: www.acasadaluzvermelha.com
quarta-feira, 31 de março de 2010
“A Casa se Mostra”: Galeria expõe obras do acervo em homenagem aos 50 anos de Brasília
Estão abertas as inscrições para a oficina de fotografia de flores em São Caetano do Sul
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com o Fotoclube ABCClick, está com inscrições abertas até 8 de abril, para uma oficina gratuita de fotografia de flores. O evento será realizada de 10 a 24 de abril, no Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem.
Com carga horária de 12 horas, o curso será realizado aos sábados, das 14h às 18h, e vai abordar temas como estudo de composição, linguagem fotográfica, modos de operação da câmera, lentes objetivas e filtros, uso do flash e análise de ampliações. É preciso possuir uma câmera digital (compacta, avançada ou reflex com lentes intercambiáveis) para participar, e ainda gostar de flores e da natureza.
A oficina oferece 20 vagas para moradores da cidade. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br informando nome completo, telefone, endereço, idade e profissão. No encerramento, o grupo vai produzir uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos.
Serviço
Oficina de fotografia de flores
Inscrições: 29/03 a 8/04
Data: 10/04 a 24/04
Local: Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem
Endereço: Piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic - Rua Serafim Constantino, s/nº, Bairro Centro- São Caetano do Sul – SP
Mais informações: (11) 4232-1237 ou (11) 4232-1294.
Gratuíto
Em imagens, uma constelação de Brasis
Foi aberta no último dia 30 de março, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com os trabalhos dos 25 artistas selecionados pelo concurso, que estreia sob o tema ‘Brasil Brasis’. As obras permanecem em exposição até o dia 30 de abril, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), em Belém.
São 55 trabalhos que convidam a um grande passeio pela arte contemporânea brasileira, os novos caminhos, apostas, suas possíveis direções. Entre os selecionados, quatro vídeos, cinco instalações que articulam foto, objeto e vídeo; além de uma série de três pinturas. Se a proposta do prêmio era pensar o Brasil em toda sua complexidade, nada como louvar a linguagem fotográfica a partir de sua diversidade poética.
Além da grande mostra, o projeto, que tem curadoria geral assinada pelo fotógrafo Mariano Klautau Filho, possibilita a formação dos artistas por meio de ciclo de palestras, oficinas, encontros com artistas e atividades de arte-educação, em uma programação inteiramente gratuita que segue até o final do mês de abril.
A comissão de seleção do prêmio foi formada pelos artistas Cláudia Leão, fotógrafa, pesquisadora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Eder Chiodetto, jornalista, fotógrafo, curador independente, crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo e mestre em Comunicação e Artes pela USP; e Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto, fotógrafo, pesquisador, consultor da Associação Fotoativa e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Além dos artistas selecionados, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia homenageia os fotógrafos paraenses Dirceu Maués e Cláudia Leão, que participam do salão como artistas convidados. Dirceu expõe a vídeo-instalação ‘De Outeiro a Berlim’ e Cláudia exibe trabalhos das séries ‘O rosto e os outros’ e ‘Protocolo de infinitas imagens cotidianas’, esta última mostrada em Quito, no Equador, e ainda inédita em Belém.
SERVIÇO
Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, até 30 de abril, no Museu da UFPA (av. Governador José Malcher, 1192). Informações: (91) 3224-0871/ (91) 8421-5066 e no site www.premiodiariodefotografia.com.br. Realização: Diário do Pará – RBA. Apoio: Vale.
terça-feira, 30 de março de 2010
Brasileiro vence concurso mundial Sony Awards 2009 de fotografia amadora
Fonte: BBC Brasil
Foto: Guilherme Junior, corteria da Sony World Photography Awards 2009
Um brasileiro foi o vencedor do concurso mundial de fotografia amadora Sony World Photography Awards' Campaign Award.
Guilherme Junior participou da competição, que tem como tema o futebol, com uma foto de uma torcedora do Flamengo comemorando durante um jogo beneficente realizado no Rio de Janeiro em dezembro de 2009.
A foto, chamada de Twisters, destaca a torcedora, clicada no meio de um público de 50 mil pessoas.
"Esta torcedora resume a energia e paixão do futebol. Ela se destaca do resto da multidão por causa de seu pulo de comemoração (...). Ela canalizou toda sua energia naquela reação explosiva. O rosto dela é alegria pura", afirmou Delly Carr, conhecido fotógrafo esportivo e presidente do painel julgador do concurso.
Ao saber da notícia, Guilherme Junior afirmou que sua alegria ao saber do prêmio "foi maior do que posso descrever".
A foto do brasileiro concorreu com outras 1.105 fotos do mundo todo.
Esta é a segunda edição do prêmio da Sony para fotógrafos amadores. Em 2009, a vencedora foi a fotógrafa paquistanesa Sarah Ahmad.
"Com o Campaign Awards estamos buscando uma imagem que capture a mágica e a paixão do futebol a partir da perspectiva do torcedor(...). A imagem vencedora deste ano mostra o verdadeiro espírito e camaradagem do fenômeno cultural que é o futebol", afirmou James Kennedy, diretor de comunicação de marca da Sony Europa.
Entre os prêmios que o fotógrafo brasileiro vai receber estão dois ingressos (com viagem e acomodação) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Escola Itinerante de Fotografia abre vagas
E.I.F. - Escola Itinerante de Fotografia
Esse é um curso intensivo que transmite os conhecimentos básicos das técnicas e da linguagem fotográfica para a obtenção de imagens mais elaboradas e criativas, abordando aspectos relativos ao manejo de câmeras, utilização de diversos tipos de filmes e sensores digitais.
O curso é voltado para quem não conhece as técnicas fotográficas, mas procura desenvolver o olhar, aprendendo como lidar com as operações da própria câmera, seja ela analógica ou digital, amadora ou profissional.
www.juliocesarrossi.wordpress.com
Curso Básico
4 turmas
Turma 1 - Sábados: 8h às 11h. (dias 10/04, 17/04 e 24/04)
Turma 2 - Sábados: 13h às 16h. (dias 10/04, 17/04 e 24/04)
Turma 3 - Domingos: 8h às 11h. (dias 11/04, 18/04 e 25/04)
Turma 4 - Domingos: 13h às 16h. (dias 11/04, 18/04 e 25/04)
Início das aulas:
Sábado, 10 de abril
Domingo, 11 de abril
Vagas: 20 alunos por turma.
Inscrições: Envie nome completo, telefone e a turma que escolheu para julioc.jornalista@gmail.com (por ordem de chegada).
Valor: R$ 100,00 (Única taxa. Paga no dia da primeira aula).
Duração: 3 aulas, 3 horas cada.
Locais (cada aula será em um local diferente):
• Parque da Luz (ao lado da Pinacoteca),
• ou Avenida Paulista,
• ou Centro de SP,
• ou Parque Ibirapuera,
• entre outros sugeridos pelas turmas durante as aulas.
Obs.: A E.I.F. não tem ligação com esses locais. São somente lugares públicos onde as aulas são ministradas.
Conteúdo:
• História da fotografia;
• Tipos de máquinas fotográficas (películas e sensores digitais);
• Introdução as técnicas fotográficas;
• Compreensão da câmera (diafragma, obturador, objetivas, foco e fotometria);
• Linguagem fotográfica (composição, enquadramento, elementos de linguagem e estudo dos planos);
• Exercícios com luz e sombra, perspectiva, entre outros;
• Noções de retrato;
• Legislação;
• Análise das fotos.
Avisos:
• Faça a sua inscrição em apenas uma das turmas.
• Só participarão as pessoas que a inscrição for confirmada.
• As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
• Na inscrição enviar nome completo e um telefone para contato.
• Em caso de desistência, a inscrição irá para o próximo da lista.
• O pagamento será feito no dia da primeira aula.
• É necessário ter câmera, analógica ou digital, mas peço que tenha função manual para que possa fazer as imagens com total autonomia.
• A E.I.F. não empresta ou aluga equipamentos.
Lomografia com gosto de design
Para quem gosta de colecionar, comprar ou ter diferentes câmeras fotográficas, uma boa opção é comprar pelo site da famosa marca Lomography. Em outubro do ano passado, foi aberta uma loja própria da marca em Ipanema, no Rio de Janeiro. Mas para quem mora em outra cidade vale a pena conferir os modelos clássicos e fashion nos mais diversos designer. Confira: http://brazil.shop.lomography.com/cameras
sexta-feira, 26 de março de 2010
Ondas visuais ondas sonoras
Por: Rodrigo Favero
Hoje resolvi mudar um pouco o foco da escrita e deixar de lado técnicas, equipamentos, formas de fotografar e qualquer outro aspecto relacionado a isso para escrever sobre algo que tem uma influência absurda em minha personalidade e no modo como enxergo uma imagem, a percebo e encaro a vida: MÚSICA.
É inegável que uma música influência diretamente os nossos sentidos perante uma imagem, afinal um clima mais soturno e pesado traz pensamentos de mesma intensidade assim como um som mais animado ajuda a elevar nossa auto-estima, nos estimula mais a participar e a entrar dentro da foto, tudo faz par te de uma grande teia de experiência imersiva, seja boa ou ruim.
A lomografia sendo um tipo de fotografia que mexe muito com nossos sentidos tem total relação com tudo o que disse anteriormente, e não é difícil perceber tal influência, basta sair para fotografar com um fone de ouvido que seu modo de encarar a vida a seu redor será totalmente diferente do que se você estivesse sem uma trilha sonora para “ditar” sua direção visual , o mesmo ocorre em casa quando você analisa suas imagens e percebe a cada nova visualização um signifcado único e uma forma nova de sentir e absorver as cores, as formas, nuances e a mensagem que aquela foto passa a você, o que eu acho particularmente sensacional, afinal tudo é interligado e para mim é impossível viver uma experiência sem a participação de outros fatores que agregam sentido, no caso a música.
Tente numa próxima vez apenas por diversão e experimentação colocar uma música dos balcãs, algo haver com o leste europeu, com a cultura soviética, eu tenho certeza que vai se sentir um ser de outra época ainda que por alguns minutos, mas com certeza será uma experiência engraçada, divertida e gratificante a você . . . lomografia ganhará realmente uma outra dimensão em sua cabeça pois fará você mergulhar em uma cultura e vivenciará ainda que alguns instantes a sensação de fazer parte da história e de transportar-se para outro tempo.
Eu sei que você pode até achar bobeira eu estar falando isso desse modo mas apenas experimente mesmo que você não fale para ninguém; eu tenho certeza que você gostará da
experiência.
quinta-feira, 25 de março de 2010
FOTOCOLAGEM anuncia vencedores do concurso cultural do Wedding Brasil 2010
O FOTOCOLAGEM ficou surpreso com a participação dos leitores nesta promoção do Wedding Brasil 2010. Os dois dias de concurso foram suficientes para conquistar cerca de 200 inscrições e apresentar um número superior a 9 mil acessos à página do blog.
A divulgação foi garantida por meio da participação dos leitores pelo twitter e também, por meio do maililng disparado por email, além é claro, dos acessos diários do canal. A promoção foi um sucesso!
A qualidade das fotos enviadas também surpreenderam. Criatividade, composição e simplicidade marcaram a participação dos profissionais neste concurso. Recebemos material de fotógrafos de diversas partes do Brasil e todos eles estavam depositando o melhor de sí. Queriamos poder oferecer a todos a oportunidade de participar do evento. Temos que ressaltar a qualidade das imagens no estilo TRASH THE DRESS. Realmente um movimento que veio para marcar a história da fotografia de casamento.
Agradecemos a todos os leitores que participaram da promoção e temos a certeza que podemos contar com todos vocês para uma próxima oportunidade! E agora, antes do que nunca, confiram o nome dos dois fotógrafos que ganharam uma credencial cada para assistir a todo o congresso do Wedding Brasil 2010, que ocorre agora no mês de abril em São Paulo:
quarta-feira, 24 de março de 2010
Aviso sobre photoshop poderá ser obrigatório em campanhas de publicidade
(veja mais aqui)
Agência de propaganda que veicular imagem manipulada sem o aviso poderá ser multada em até R$ 50 mil.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Esses anúncios deverão trazer a seguinte mensagem escrita: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada."
O responsável pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.
Idealização do corpo
Com a obrigatoriedade de avisos sobre a manipulação de imagens, Wladimir Costa quer acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da ideia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos.
"Em tempos de photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirma o deputado.
Ele alerta ainda para o fato de que a busca do público por esse ideal de beleza, em que todos são magros, pode causar transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, principalmente entre os mais jovens.
Tramitação
O projeto , que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Criatividade e composição no ‘Trash the Dress’
Imagina uma noiva rasgar, sujar ou molhar seu vestido enquanto produz as fotos do álbum de casamento? E o local das fotos, quanto mais inusitado melhor: praia, deserto, cachoeira, uma casa abandonada, em meio à vegetação de um parque etc. Não importa o cenário, o importante é arriscar, ousar e surpreender.
Este conceito é de um novo movimento mundial da fotografia de casamento, o Trash The Dress (TTD). A proposta de ‘destruir o vestido’, ou, na tradução do inglês, transformar o vestido num lixo, durante as sessões fotográficas, tem conquistado noivas em todo o mundo e levado muitos casais a registrar este momento especial de forma inusitada.
O movimento, que está em alta na moda, surgiu em 2001, em Las Vegas , com o fotógrafo de casamento John Michael Cooper. Mas, algumas fontes do segmento afirmam que a idéia surgiu em Hollywood, no seriado Sunset Beach, em 1998.
Referência mundial no estilo, o fotógrafo mexicano Fer Juaristi se tornou especialista no assunto. Segundo ele, no estilo Trash The Dress sair do comum é a fórmula para o sucesso, pois vale tudo na hora de produzir as imagens. “O importante é refletir o contraste entre o vestido da noiva e o ambiente. Por isso, as sessões são feitas após o casamento, em locais exóticos, com água, vegetação, pedra e sujeira, proporcionando fotos surpreendentes e sob uma nova perspectiva. A proposta é fotografar com ousadia e arte”, descreve Fer.
Para compartilhar sua experiência nesta nova tendência mundial da fotografia de casamento, Fer Juaristi estará em Belo Horizonte , nos dias 30 e 31 de março, na Escola de Imagem (Rua Colômbia, 375 – Sion), para um workshop sobre Trash the Dress e pós-produção.
Personalidade
Para Fer Juaristi, que fez do estilo de fotografar descontraído e sem poses sua marca registrada, no Trash the Dress as imagens devem falar por si só. “O estilo nos dá liberdade e tempo para criar fotos personalizadas, arriscando mais nas locações e produções. Podemos inovar sem preocupações com o vestido, pois o grande dia já passou, o momento é de pensar na arte final”, explica o mexicano.
Na opinião de Fer Juaristi, o estilo diferenciado deu um novo impulso em sua carreira no mercado da fotografia. Por não ser considerado clássico, nem convencional, as pessoas identificam o Trash The Dress como sua marca na fotografia de casamento. “Gosto de retratar um pouco de tudo entre o casal. Uma mistura de amor, sensualidade, risco e diversão. Converso muito com os noivos, para adaptar suas personalidades a cada foto. Quero imagens marcantes, que possam ser emolduradas em suas casas, pois não passam tão rápido quanto a festa”, completa.
Workshop em BH
O convite para Fer Juaristi compartilhar seus conhecimentos sobre TTD com fotógrafos profissionais e amadores em Belo Horizonte partiu do fotógrafo mineiro Vinícius Matos, proprietário, diretor e professor da Escola de Imagem e um dos mais renomados fotógrafos de casamento do Brasil na atualidade. Vinícius conheceu o estilo com o fotógrafo mexicano nos concursos internacionais do segmento que venceram juntos, em 2009.
Vinícius Matos, que tem a versatilidade como uma das características marcantes de seu trabalho, já tem adotado o estilo TTD em algumas de suas produções. Para ele, a inovação é um valor agregado importante no segmento de fotografia. “Fazer fotos de casamento em locais inusitados depende da personalidade do casal, de sua disponibilidade em ousar e da interação com o ambiente. A cada dia, mais e mais noivas querem ter uma sessão diferente e, acima de tudo, ter uma ocasião a mais para usar o vestido”, declara Vinícius.
“O mercado está aberto a novas propostas. Devemos compreender que ser fotógrafo de casamento tem seu status, mas somos mais, oferecemos arte a nossos clientes. Espero mostrar este desafio e as técnicas do estilo a todos os colegas, para que busquem inovar sempre”, completa Fer Juaristi.
Wedding Brasil
Fer Juaristi estará presente também no Wedding Brasil 2010, maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, que será realizada em São Paulo , entre os dias 03 e 08 de abril. Serão três dias de congresso e três de workshops.
No evento, o fotógrafo mexicano abordará o tema “Fotografia além da cerimônia”, falando sobre como driblar as limitações técnicas, imprevistos e condições desfavoráveis de luz, além de detalhes e nuances que escapam aos olhos durante a cerimônia.
Para Vinícius Matos, um dos organizadores do Wedding Brasil 2010, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre linguagem, marketing, técnicas, equipamentos e estilos fotográficos, envolvendo profissionais da fotografia de casamento de todo o mundo.
AGENDA: Workshop de Fotografia de Casamento ‘Trash The Dress’
Fotógrafo: Fer Juarist
Data: 30 e 31 de março (terça e quarta-feira) // Horário: 9h às 18h
Local: Escola de Imagem – Rua Colômbia, 375 – Sion - Belo Horizonte (MG)
Informações sobre inscrições e investimento: (31) 3264-6262 ou contatomg@escoladeimagem.com.br
terça-feira, 23 de março de 2010
Concorra a duas credencias para conferir o Wedding Brasil 2010
Amigos,
O FOTOCOLAGEM garante para nossos leitores a oportunidade de conferir de perto o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil 2010. O evento é, sem dúvida, uma das maiores produções da Editora Photos e garante informação de qualidade e interação entre grandes profissionais do país. Você tá afim de participar?
Hoje a e amanhã o FOTOCOLAGEM recebe APENAS portfólios de fotógrafos de casamentos que estejam afim de concorrer a 2 credenciais para o congresso que acontece nos dias 6, 7 e 8 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Os leitores precisam enviar uma única imagem para o email: contato@fotocolagem.com.br e informar o nome completo, título para a fotografia e também autorizar que a imagem seja publicada no FOTOCOLAGEM. Cinco fotografias devem compor uma galeria especial aqui do blog, porém, apenas dois fotógrafos levam as credenciais.
A promoção começa agora e encerra amanhã, 24 de março, às 18h.
PARTICIPE!
Confira abaixo o vídeo especial sobre o evento:
Wedding Brasil 2010 from editora photos on Vimeo.
As credenciais só poderão ser oferecidas a quem não estiver inscrito ainda no evento. Se você já se inscreveu e pagou sua inscrição, você não pode participar desta ação do FOTOCOLAGEM!
Use tudo que você sabe na fotografia de casamento!
Fonte: Wedding Brasil
WB - Ao longo dos anos, você passou pelas áreas de produto, moda, beleza e jornalismo, onde adquiriu experiência necessária para qualquer situação. Hoje você dedica a maior parte de seu trabalho ao registro de casamento. O que lhe atraiu na fotografia, em específico a de casamento?
Daud - Sou de uma geração onde o fotógrafo de casamento não tinha o status que tem hoje. Tudo começou quando um casal amigo me intimou para fotografar seu casamento, e para minha sorte, eles queriam um registro moderno, diferente para época. Nunca havia fotografado um casamento antes, e procurando informações sobre "o que fazer" literalmente, encontrei trabalhos de profissionais que já estavam fazendo do registro de casamento algo "diferente". A cada fotografia que eu observava, ia me identificando com a linguagem e o estilo do trabalho. Durante o registro, usei tudo o que sabia e aprendi sobre produto, moda, jornalismo e, somado ao pouco que havia estudado sobre a então "nova estética" da fotografia social, obtive como resultado um material fotográfico bem diferente do que as pessoas do ciclo do relacionamento do casal entendiam como "álbum de casamento". A partir daí foi o famoso "boca a boca", e a decisão de me dedicar quase que exclusivamente ao casamento foi conseqüência dessa procura. Respondendo agora diretamente a pergunta, o que me atraiu foi poder usar tudo que sabia e gostava de fazer na fotografia, e aplicar comercialmente em um "novo" produto.
WB - No Wedding Brasil você mostrará o passo a passo dos momentos crucias da cerimônia. Qual o momento que você considera realmente crucial para um fotógrafo?
Daud - Depois da fotografia digital, sem dúvida nenhuma a cerimônia é o momento mais tenso do trabalho. Ou seja, na época em que não se usava o equipamento digital todo o registro de casamento era tenso. Ou você era FOTÓGRAFO e sabia o que estava fazendo, ou corria sérios riscos de perder todo o trabalho. Após os equipamentos digitais, os momentos estáticos ficaram mais fáceis, deixando para os mais cruciais, os que não vamos conseguir repetir. Da relação de fotografias que não podem faltar, destaco como um dos mais críticos: entrada da noiva, a troca das alianças e o beijo. Agora, estar preparado tecnicamente e num posicionamento favorável, serão a garantia de sucesso nesses registros.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Terry Richardson é acusado de abusar de modelos
Fonte: Canal GNT
Conhecido por suas imagens polêmicas, o fotógrafo Terry Richardson está com os holofotes voltados para ele: recentemente, as modelos Rie Rasmussen e Jamie Peck acusaram Richardson de explorar as jovens que retrata, abusando de seu poder para fazer com que as meninas façam poses comprometedoras. “Ele manipula as meninas para que tirem as próprias roupas e se deixem fotografar em poses que irão envergonhá-las depois. Elas ficam com medo de dizer não porque foram indicadas para o trabalho por suas agências e são muito jovens para se defender”, afirma Rie Rasmussen, em entrevista ao New York Post.
Jamie Peck, fotografada por Richardson quando tinha 19 anos, confirma as acusações de assédio. A modelo contou ao site The Gloss que ele a fez dançar nua durante a primeira sessão e, na segunda, tirou a roupa também, pedindo que ela o fotografasse e mexesse em seu pênis. “Na segunda sessão as coisas ficaram realmente estanhas. Expliquei que estava menstruada e, por isso, não gostaria de tirar a calcinha. Ele insistiu para que eu ficasse nua e ainda pediu para que tirasse meu absorvente interno”, diz Jamie em seu depoimento.
No ano passado, Terry Richardson esteve em Trancoso, na Bahia, fotografando modelos para o Calendário Pirelli 2010. Fora do mundo da moda, ele já retratou personalidades tão distintas quanto Cate Blanchett, Pamela Anderson, Amy Whinehouse e Barack Obama.
Sem Photoshop: Marie Claire Francesa apresenta edição em favor a beleza real
Após tantas polêmicas envolvendo os excessos de retoques no photoshop, a edição deste mês da revista Marie Claire Francesa trouxe uma edição que apresenta imagens 100% livres dos retoques. As fotos trazem modelos, celebridades e leitoras, fotografadas e publicadas sem os “milagres do photoshop”.
As manifestações a favor da beleza real aconteceram depois dos escândalos na campanha da Ralph Lauren, que se excedeu nos retoques na foto da top francesa Filippa Hamilton e também de toda polêmica envolvendo o excesso de magreza das modelos da última edição do SPFW.
FOTODIÁRIA: Rodrigo Soares da Silva
Por: Armando Vernaglia
Confesso que a foto do Rodrigo me deixou em dúvida e tive que pensar um pouco antes de comentar. Por um lado o estilo do tratamento da imagem bem contrastado nos força a concentrar a atenção nas áreas claras, por outro deixa vazios de interpretação na imagem, pois sabemos que a modelo está apoiando suas mãos em algo, mas não podemos ver o que é. Da mesma forma o corte horizontal na foto gera dois caminhos de interpretação, por um lado é criativo, pois gera um corte bem duro na cabeça e nos quadris, por outro deixou a composição totalmente direcionada para o abdomem e o umbigo da modelo, quase impedindo a visualização do rosto. Penso que seria possível ter a mesma linguagem contrastada e forte, mas ao mesmo tempo valorizando o rosto e a expressão junto com o corpo.
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FOTODIÁRIA: Roberto Ragozzino
Por: Armando Vernaglia
Belíssimas cores e um excelente momento captado pelo fotógrafo Roberto Ragozzino. Não há o que criticar nesta imagem. As cores estão perfeitas, a composição deixando o horizonte no terço inferior da imagem, dando espaço para o céu ganhar todo o destaque com suas cores e nuvens. Algumas pessoas poderão sentir falta de algum elemento humano, como uma pessoa caminhando na beira do mar, mas em minha opinião não chega a ser necessário, pois a imagem se sustenta sem isso. É uma bela fotografia, parabéns.
A imagem recebeu 48 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 32 (66%)
Ótima: 07 (14%)
Boa: 07 (14%)
Pouco Criativa: 02 (04%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 19 de março de 2010
6 por vez. FOTOCOLAGEM publica portfólio de leitores
Franceses criam 'maior foto do mundo' com panorâmica de Paris. Imagem revela 26 gigapixels
Há 'surpresas' como animais exóticos inseridos nessa imagem de altíssima resolução
Foto: © Kolor - Arnaud Frich - Martin Loyer
Dois fotógrafos franceses e uma empresa de informática criaram uma foto panorâmica em 220º de Paris com 26 bilhões de pixels que, segundo eles, seria a maior imagem digital do mundo.
A fotografia em altíssima resolução ocuparia dois estádios de futebol caso fosse impressa, afirmam os autores do projeto Paris 26 Gigapixels.
Para compô-la, os fotógrafos Arnaud Frich e Martin Loyer tiraram 2346 fotos da capital francesa, que foram reunidas em uma só imagem por um programa de computador criado pela empresa Kolor.
A partir da foto panorâmica de 220º exposta no site do projeto, o internauta pode aproximar a imagem para ver em detalhes vários locais turísticos importantes da capital francesa, enquanto escuta como trilha sonora a música do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
As principais referências parisienses, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e o monumento Grand Palais podem ser vistas na imagem. Também é possível clicar sobre esses pontos para obter algumas informações sobre sua história e arquitetura.
A altíssima resolução da foto, superior à do site Google Earth, também permite que se observe placas de ruas, objetos nas vitrines e detalhes das roupas de algumas pessoas que aparecem nas imagens.
Na imagem, é possível ver detalhes dos principais pontos turísticos de Paris
Com base nisso, os autores do projeto incluíram algumas "surpresas" na foto para divertir os internautas, que precisam vasculhar a imagem para encontrá-las.
Entre as "surpresas", há animais exóticos nos telhados parisienses e brincadeiras que fazem alusão à região da Haute-Savoie, nos Alpes, onde fica a sede da Kolor. O internauta poderá localizar, por exemplo, um queijo Reblochon, típico da região, sobre uma mesa em uma rua de Paris.
O projeto
Rami Tohme, porta-voz da Kolor, disse à BBC Brasil que as fotos foram realizadas em setembro do ano passado em menos de três horas. Mas o projeto inteiro levou dois anos para ser realizado.
"Não é uma foto revolucionária do ponto de vista artístico, mas ela tem o mérito de oferecer uma vista excepcional da cidade em alta resolução", disse um dos autores da imagem, o fotógrafo Arnaud Frich, especialista em fotos panorâmicas e visitas virtuais de Paris.
Frich utilizou duas câmeras colocadas sobre uma plataforma motorizada feita sob medida para o projeto Paris 26 Gigapixels para tirar as mais de 2 mil fotos.
Seu parceiro, o fotógrafo Martin Loyer, visitou inúmeros telhados parisienses para escolher o local ideal para que as fotos fossem tiradas: o cobertura da igreja Saint-Sulpice, no bairro de Saint-Germain-des-Près.
"Essa foto mostra as possibilidades que existem com as técnicas para reunir imagens com altíssima resolução. Isso representa um avanço em relação às visitas virtuais", disse Tohme.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Como enlouquecer um fotógrafo
Por: Marco Moreira
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1- Convide
Convide-o para o seu aniversário e diga para ele “aproveitar” e levar a câmera para fazer umas fotinhos da galera. Amigo que fotografa, sem a câmera é meio amigo, então aproveite a amizade. Caso ele não possa ir em seu aniversário peça a câmera emprestada, afinal ele é seu amigo ou não é?
2- Reprove
Depois dele tirar uma foto sua numa festa, peça para ver a foto e reprove umas 15 vezes dizendo: “Ah, eu estou feia, tira outra?”, “Ah, fiquei gorda, tira outra?”, “Ah saí com uma espinha!!, tira outra?”… reprovando as fotos ele pode ficar ali a noite toda fazendo um book só seu! Outra
dica é dirigí-lo e ensiná-lo. Diga para ele “não é assim, é assado” e mande-o fazer o ângulo que você quer, afinal não tem nada demais limitar a criatividade dele.
3- Peça as fotos!
Em uma festa que ele esteja fotografando, interrompa-o e peça pra ele te mandar as fotos que você saiu por e-mail. Lembre também que você PRECISA atualizar o seu orkut. Se ele demorar um dia para mandar, cobre uma, duas, três vezes até vencê-lo pelo cansaço.
4- Elogie
Nunca elogie o olhar dele. Sempre repita: “Essa câmera é foda”, afinal essas câmeras já fazem tudo!
5- Desconcentre-o
Quando ele estiver trabalhando e tentando clicar aquele momento, puxe papo com ele, ou então fique entrando bem na frente, a todo momento.
6- Peça um favor
Seu amigo acabou de trocar a câmera profissional e ele precisa treinar com a nova. Então chegou a hora de realizar as fotos do Book dos seus sonhos! Pronto, é hora de pedir aquele “favor” e fazer as fotos “di grátis” sem precisar contratar ninguém.
7- Desvalorize
Quando você pedir um orçamento de um Job e ele cobrar o preço que eles normalmente cobram, diga a ele que está caro, que seu sobrinho também tem “câmera digital” e poderia fazer até de graça. Diga ainda que hoje é muito mais fácil, é só clicar e baixar as fotos, que não tem custo algum. Afinal de contas não é como antigamente, em que o fotógrafo tinha que gastar para ampliar e revelar o filme. Hoje é tudo digital, não custa nada. Sem falar que este job pode servir de “portfólio” para ele!
8- Faça pose
Quando estiver naquele ambiente descontraído seja o único a fazer pose, sem ele pedir, olhe e fique sorrindo para a câmera. E para ajudar, saia em todas as fotos que puder. Se ele for fotografar uma só pessoa, entre na foto! se for só um casal de namorados, entre na foto! se for só a turma do ano passado da faculdade, não a sua, não faz mal, entre na foto!!!. O importante é sair em todas!
9- Mande
Diga que você também gosta de fotografar mas não sabe editar, peça ao fotógrafo pra fazer isso
10-Pegue na câmera
Fotografar 10: Feira de fotografia expõe o que há de melhor e mais moderno no mercado
De 13 a 15 de abril acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Fotografar’10, uma feira moderna e inovadora voltada para fotógrafos, donos de laboratórios, lojas de foto e outros profissionais do ramo fotográfico. A entrada é gratuita.
São mais de 60 empresas, entre marcas nacionais e internacionais, que exibirão o que há de melhor e mais atual em produtos e serviços dos mais diversos segmentos do mercado fotográfico.
Sucesso em sua edição anterior, que contou com mais de 18 mil visitantes em seus três dias de evento, a Fotografar’10 cresce ainda mais com muitas novidades, das quais valem destacar o Best 5, uma exposição inédita com os melhores desempenhos de 2009, e o Fórum Brasileiro das Empresas de Formatura, um painel de ideias dedicado ao segmento de maior demanda da fotografia profissional brasileira.
Serviço
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - São Paulo Cerqueira César - São Paulo
Próximo à estação Metrô Consolação
Quando: de 13 a 15 de abril de 2010
Horário: das 11h às 18h
Mais informações: www.feirafotografar.com.br
quarta-feira, 17 de março de 2010
Último episódio da série House é produzido com a tecnologia da Canon 5D Mark II
A série da Fox "House", uma das mais populares da tv americana, usará a Canon 5D Mark II para filmar o episódio final de uma de suas temporadas.
Um dos assistentes de câmeras, entrevistado pelo site CSD, comenta que o diretor elogia a qualidade das lentes da Canon e a possibilidade de trabalhar com recursos de profundidade de campo.
Cada vez mais profissionais estão aproveitando as vantagens das câmeras fotográficas e da qualidade de imagem dos equipamentos DSLR para inovar nas produções. A invasão começou!
Conexão entre arte, fotografia e arquitetura. FnP Entrevista: Claudia C. Magno
Claudia C. Magno e arquiteta por formação e sempre flertou com formas criativas de expressar suas idéias: estudou pintura, passou pela escultura e acabou encontrando a fotografia. "Fotografo, por paixão, com um olhar nitidamente urbano e geométrico" diz Claudia, que vive e trabalha no Rio de Janeiro. No especial Co-nexos, ela revela uma nova paisagem urbana que transforma o cotidiano e o banal através de montagens que evidenciam as relações de cor, forma ou tema e as complementaridades que existem entre diversos pedaços de uma cidade.
Como e por que você começou a fotografar?
Devido, talvez, a minha formação em Arquitetura, sempre estive muito próxima das atividades criativas. Estudei e fiz pintura durante muitos anos, brinquei um pouco com esculturas e assim, vejo a fotografia como um natural desdobramento destes processos. .
Como surgiu a idéia do especial Co-nexos'?
Os Co-nexos surgiram quando comecei a perceber a proximidade, formal ou conceitual, entre algumas das minhas fotos: elas, ao se unirem, ganhavam um corpo e um olhar mais rico e dinâmico.
Qual a principal fonte de inspiração para seu trabalho?
Busco o meu trabalho na rua, nas cidades e a descoberta de momentos inesperados na paisagem urbana que muitas vezes consideramos já tão conhecida e intima e o que mais me mobiliza e inspira.
Que referencias (outros autores, literatura, musica, etc.) você diria que mais influenciam seu trabalho como fotografa?
Penso que minhas maiores influências vêm da pintura, da Historia da Arte. Adoro todo o modernismo, especialmente as abstrações geométricas, embora ultimamente tenha estado fascinada por fotógrafos de linguagens bem diversas como Garry Winogrand e Hiroshi Sugimoto.
Qual a sua visão sobre a fotografia como meio de expressão e arte?
Existe uma longa e antiga discussão sobre a fotografia ser ou não arte, mas acho que, principalmente a chamada fotografia autoral, vem cada vez mais se afastando do campo da mera representação, mostrando-se como uma construção da realidade e, conseqüentemente, afirmando-se como expressão artística.
As fotos do especial 'Co-nexos' por Claudia C. Magno estão a venda no Foto na Parede em edição limitada com certificado de autenticidade e com opções de moldura a partir de 250.
Foto na Parede assume parceira com o FOTOCOLAGEM
Amigos,
A partir de hoje o FOTOCOLAGEM irá postar entrevistas realizadas pelos nossos parceiros do site Foto na Parede. Vocês poderão conferir por aqui, conversas com os maiores fotógrafos do país, eles são os artistas que compõe o hall do site Foto na Parede. Para conferir as obras fotográficas que estão a venda e mais sobre o trabalho dos nosso parceiros, acesse www.fotonaparede.com.br
Minas Gerais cai de amores por São Paulo
A exposição com imagens do livro fica em cartaz até o dia 18 de abril.
O prefácio é assinado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e a pela atriz Bruna Lombardi.
O livro mostra imagens da viagem feita pela fotografa a partir de Belo Horizonte. Foram escolhidos três percursos que resultaram nas imagens publicadas no livro, o segundo de uma série que se iniciou com registros no sul da Bahia.
Nas páginas, Rosa de Luca registra a rara beleza natural dos garimpos e cachoeiras (Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Carrancas), os diferentes extratos de história, das pinturas rupestres de Barão de Cocais ao patrimônio colonial (Diamantina, Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo, São João Del Rei, Catas Altas e Tiradentes), buscando sempre os principais núcleos de arte e artesanato (Bichinho, Prados e o Vale do Jequitinhonha).
Arte Vida Minas Gerais
Lançamento do Livro com abertura da exposição de fotos:
dia 18 de março, quinta-feira, das 19:30 às 21:30
Exposição das fotos: de 18 de março a 18 de abril
Local: Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim
terça-feira, 16 de março de 2010
Descubra e aprenda a usar o fotômetro
Por: MOA
Os fotômetros são instrumentos cuja função é de aferir a luz e para que isso seja feito deveremos calibrá-lo da maneira que iremos utilizar a câmera fotográfica, ou seja:
Verificar qual o ISO usado, a velocidade e abertura. No caso do fotômetro utilizado como flash meter a velocidade deverá ser de 1/60 pois o que irá comandar é a luz do flash.
Existem alguns tipos de fotômetros:
Os mais tradicionais que são os de luz refletida, esses já vem incorporados na maioria das câmeras fotográficas e ajudam no modo principalmente automático, deixar as fotografias com uma boa exposição sem que o fotógrafo amador tenha a preocupação de ficar calibrando a câmera pra cada tipo de foto diferente.
O grande problema desse tipo de fotômetro é que ele mede a luz que reflete e não a luz que chega ao assunto e em foto preto e branco o problema se agrava pois a luz que volta refletida em uma superfície branca não é a mesma que é refletida em uma superfície escura e isso acaba atrapalhando a exposição da fotografia, onde os tons claros e os escuros podem se confundir.
Fotômetro Spot: São fotômetros especiais para medir a luz em pontos distantes onde o fotômetro de luz incidente ou de luz refletida, iria medir todo o campo visual enquanto o fotômetro spot ele direcionará sua medição em apenas um lugar distante.
Há câmeras que possuem internamente a função desse fotômetro através dos pontos de fotometragem, normalmente hoje as digitais vem incorporadas com esse tipo de fotômetro juntamente com o de luz refletida e ele consegue medir de 3 a 11 pontos diferentes em uma cena, embora o fabricante Nikon colocou no mercado o modelo D300 entre outros que tem 51 pontos de referência para a medição pontual da luz, facilitando a vida do fotógrafo.
Luz incidente: Os fotômetros para luz incidente são os principais pois ele mede a luz que chega até o assunto é a luz real e através da calibração da máquina todos os tons se dirigem pra sua zona específica, o branco irá continuar branco, o cinza ficará cinza e o preto manterá o aspecto negro.
Embora com o surgimento da fotografia digital que já tem um preview incorporado no monitor lcd, o fotômetro é mais confiável do que esses monitores e devemos sempre te-los em mãos para um melhor resultado no ato de fotografar.
Ele pode ser utilizado como luz com a luz contínua e em muitos casos ele também opera como flash meter que é a medição da luz para o relâmpago do flash.
Mesmo com uma boa precisão do fotômetro, os fotógrafos utilizam uma técnica chamada brackting isto é: depois que se determina a exposição feita pelo fotômetro, a máquina está preparada parar fazer um bracketing de 1 ponto que é fotografar no que foi determinado pelo fotômetro e mais duas outras fotos, uma com um ponto acima do diafragma e outra com um ponto abaixo, dando uma melhor garantia na hora de selecionar a melhor fotografia.
As máquinas novas podem fazer diversos tipos de bracketing, com um até 3 pontos, isto é: vc fotografa o que foi determinado pelo fotômetro e ao fotografar novamente ela já seleciona os 2 ou mais pontos pra cima e pra baixo até completar o ciclo e volta na exposição normal.
Saída fotográfica pelo "Minhocão" em SP
Passeio fotográfico noturno em 19/03 - Minhocão
Passeio guiado.
Em parceria com o fotógrafo e historiador Douglas Nascimento, da São Paulo Abandonada e Antiga, o fotógrafo JoséLeonel está organizando um passeio guiado no Minhocão.
Data - 19/03/2010
Horário - 21:00hs
Ponto de Encontro - Metrô República (saída da Rua do Arouche)
Percurso - iremos percorrer o Minhocão, desde o início (próximo a Igreja da Consolação) até o Largo Padre Péricles, retornando ao Metrô Santa Cecília.
A previsão é que esse passeio dure 2 horas, com o Douglas contando histórias sobre alguns pontos, além da troca de experiência entre os participantes.
Informações adicionais:
Vale a pena levar um tripé;
O passeio será limitado a 15 participantes, para facilitar a interação entre o grupo e o guia - caso não consiga participar desse, fique tranquilo que o fotógrafo José Leonel realizará outros futuramente;
Mesmo que não vá fotografar, poderá curtir a caminhada e aprender um pouco sobre a cidade.
Para confirmar sua presença, envie um e-mail para josemajewski@ig.com.br contendo seu nome, e-mail e telefone (opcional).
segunda-feira, 15 de março de 2010
Fotógrafo passa dias mergulhado para flagrar leões bebendo; veja
Fonte: BBC
Uma revista da BBC divulgou imagens feitas por um fotógrafo sul-africano que passou mais de 11 dias ao longo de três meses mergulhado até o pescoço em um lago no Quênia para documentar animais tomando água.
Greg du Toit, de 32 anos, estava determinado a conseguir imagens de leões bebendo. Para isso, tentou durante um ano o melhor enquadramento criando esconderijos e cavando buracos nas imediações de lagos.
Insatisfeito com os resultados, ele concluiu que só alcançaria seu objetivo se mergulhasse na água. Então, ao longo de três meses, Toit passou no total 270 horas, ou mais de 11 dias, com água até o pescoço, deixando apenas a cabeça e as mãos para fora.
Como resultado, além das fotos de leões, zebras, javalis, babuínos e muitos pássaros africanos, o fotógrafo contraiu uma série de doenças tropicais, como malária e esquistossomose. Toit passou meses de cama para se recuperar.
O resultado de sua inusitada estratégia de fotografia foi publicado na edição de março da revista BBC Wildlife.
Curso Fotografia, Cultura e Sociedade na UNIFESP 2010
O curso este ano será oferecido na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) como um curso de extensão, com certificado válido.
Aprender a fotografar, mas também a refletir sobre a fotografia e sobre como nos portar diante de um mundo repleto de imagens. Esta é a proposta do curso "Fotografia, Cultura Visual e Sociedade", ministrado pelo fotógrafo, historiador e designer Yuri Bittar.
Esta é uma proposta compacta e intensiva! O curso abrange aspectos técnicos e teóricos, permitindo assim uma imersão total na fotografia. Após uma introdução sobre as técnicas básicas da fotografia, os participantes serão levados á refletir de forma crítica sobre a imagem e nosso tempo. Passando pela história da fotografia, da arte, do design e da moda, buscaremos entender a formação da cultura visual ocidental, e como esta “técnica-arte”, a fotografia, influencia e é influenciada pela sociedade.
Será fornecida uma apostila com todo conteúdo do curso e diversos textos.
Objetivos:
Introduzir os participantes nas diversas profissões que utilizam a imagem, como fotografia, design e artes plásticas;
Ajudar os participantes a melhorarem sua técnica fotográfica e;
Aprimorar sua visão, seus conhecimentos sobre imagem e seu senso crítico.
Este curso será dado em 8 dias (8 x 2hs) + uma saída fotográfica de 3hs num sábado, com 19hs horas de duração ao todo.
Carga horária total: 19hs
Vagas: 20 (por turma)
Valor total: R$100,00
Horários: duas turmas com horários diferentes, sempre às quartas:
- 17 às 19hs
- 19 às 21hs
Duração: de 17/03 a 12/05
Quem pode participar:
INICIANTES interessados em desenvolver sua técnica e conhecer melhor o universo da fotografia e das imagens.
AVANÇADOS que queiram se aprofundar na reflexão sobre a fotografia e desenvolver melhor a análise crítica.
Todos deverão portar máquina fotográfica de qualquer marca ou modelo, profissional ou amadora.
Inscrições:
- No DAC-UNIFESP: 11-5576-4763 ou Rua Botucatú, 740 - 3º andar
- Comigo: bittar@yuribittar.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Local das aulas:
Centro de Educação Informal - Rua Prof. Francisco de Castro,70
Vila Clementino - São Paulo SP Próx. ao metrô Santa Cruz
Veja o mapa no google
Conteúdo:
- Técnicas básicas da Fotografia:
a câmera, diafragma, obturador, ISO, etc.
- História da fotografia, da arte, do design e da moda:
a imagem e a sociedade contemporâneas
- A Fotografia, o fotógrafo e a sociedade:
discutindo a relação entre e fotografia e os problemas da sociedade
- Projeto e organização / O Lugar da fotografia:
profissionalismo na fotografia e as atuais questões sobre a fotografia
- Momento reflexão:
Exibição de um curta-metragem e de ensaios fotográficos
- Conclusão
- Saída fotográfica:
Realizada em um sábado, durante o curso (3h)
Com participação de fotógrafos de diversas comunidades, amadores e profissionais.
Mais informações: bittar@yuribittar.com. 11-9219-4567
FOTODIÁRIA: Fernando Lessa
Por: Armando Vernaglia
O nu é um dos grandes temas da fotografia e das artes visuais ao longo da história, são incontáveis os pintores e fotógrafos que se dedicaram ao tema, e esta foto do Fernando mostra uma grande preocupação em criar algo diferente, com cores fortes e um ângulo inusitado. Me parece haver uma influência do trabalho do grande fotógrafo David Lachapelle, o que é com certeza um bom sinal.
Não há muito o que criticar nesta foto, está realmente muito boa, há apenas dois pequenos detalhes que penso que podem ser ajustados. O primeiro é no canto direito superior da imagem, naquela área o fundo ficou um pouco distrativo, chamando atenção desnecessariamente, e outro é o corte bem justo na perna da modelo, na parte de cima da foto, que talvez tenha ficado um pouco estranho, mas é só isso, é uma foto muito bem elaborada. Parabéns.
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Excelente: 11 (35%)
Ótima: 07 (22%)
Boa: 10 (32%)
Pouco Criativa: 03 (09%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br